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Secretaria Municipal de Cultura
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FLAVIO ROSAS DA SILVA
Secretário Municipal de Cultura
Decreto nº 018/2025
MINICURRÍCULO DO GESTOR PÚBLICO
Natural de Cruzeiro do Sul, é professor efetivo de Língua Portuguesa das redes estadual e municipal de educação de Cruzeiro do Sul. É graduado em Letras/Vernáculo, pela Universidade Federal do Acre - UFAC e especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas. Atuou como professor nas escola São José, Comandante Braz de Aguiar, Dom Henrique Ruth e teve uma passagem pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura SEMEC de Cruzeiro. Foi diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Craveiro Costa de novembro de 2013 a fevereiro de 2021. Em 2008 recebeu da prefeitura de Cruzeiro do Sul a Comenda do Mérito Cultural Lins Sampaio e em 2021 a Comenda do Mérito Esportivo Adilis Maciel pela relevante contribuição nas áreas esportivas e culturais do município.
Secretaria Municipal de Cultura
Rua Rui Barbosa, 67, Centro, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil
Atendimento ao Público: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
Fechado aos sábados, domingos e feriados
aguardando
ATRIBUIÇÕES DA PASTA
Seção VIII
Da Secretaria Municipal de Cultura
Art. 25. A Secretaria Municipal de Cultura tem por competência:
I - propor, promover e desenvolver a política pública cultural do Município em articulação com outros órgãos da Administração Municipal;
II - promover a captação de recursos e apoios, negociação e gerenciamento de convênios com entidades públicas e privadas para implementação dos programas a serem desenvolvidos pela Secretaria, em estrito
conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças;
III - elaborar planos, programas e projetos culturais, em articulação com os órgãos estaduais e federais da área;
IV - incentivar as manifestações culturais do Município e estimular a capacidade criativa dos cidadãos;
V - promover oficinas de arte e criação, de espetáculos, de exposições, de exibições de filmes e vídeos, de ciclos de debates e de outros eventos que contribuam para animar a vida cultural do Município;
VI - colaborar na realização de festividades cívicas do Município;
VII - realizar estudos e pesquisas tendo em vista a preservação e a divulgação do patrimônio histórico do Município;
VIII - organizar o acervo e arquivo de peças, fotos e documentos remanescentes do passado de Cruzeiro do Sul, no que concerne à sua formação e desenvolvimento, aos fatos que marcaram a sua história e
às pessoas cuja atuação relevante ou presença significativa perenizem seus nomes no Município;
IX - valorizar a memória do Município com registro de suas singularidades arquitetônicas, urbanísticas e ambientais e de suas tradições culturais;
X - promover a preservação de estruturas físicas tradicionais e de referências culturais relevantes para o cidadão;
XI - promover e incentivar a preservação, o conhecimento, o reconhecimento, o estudo, a pesquisa e a análise das pessoas, dos atos e dos fatos que marcaram o passado do Município e que, com a evolução de
seu tempo, estabeleceram caminhos que influenciaram a realidade e definiram comportamentos que norteiam a construção do futuro;
XII - formular propostas para a promoção e desenvolvimento da política de cultura do Município;
XIII - incentivar, através de todas as suas atividades, a educação dos munícipes no sentido de preservar o patrimônio cultural e difusão da memória da comunidade;
XIV - definir, planejar e executar anualmente a agenda cultural do Município;
XV - cuidar da conservação, restauração, ampliação e divulgação do acervo literário municipal;
XVI - processar tecnicamente o arquivo de assuntos culturais, democratizando ao máximo possível as informações;
XVII - apoiar e preservar a realização de eventos tradicionais no Município;
XVIII - desempenhar outras atividades afins.
Parágrafo único. A Secretaria Municipal de Cultura tem a seguinte estrutura interna:
I - Secretário Municipal de Cultura;
II - Chefia de Gabinete da Secretaria;
III - Diretoria de Gestão Cultural;
IV - Diretoria de Gestão Administrativa.