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Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento
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NILDSON COSTA DE MOURA
Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento
Decreto nº 017/2025
MINICURRÍCULO DO GESTOR PÚBLICO
Licenciado em Matemática pela UFAC e pós-graduado em Gestão Pública pela FAVENI. Com forte ligação à zona rural, reside na Vila Santa Luzia, onde atua junto à comunidade local e agricultores. Já trabalhou na SEAPROF e na Secretaria de Articulação do Governo do Acre, com foco no apoio à produção rural em Santa Luzia. Além disso, coordenou escolas rurais por 3 anos, fortalecendo a educação nas áreas agrícolas. Também foi professor em diversas escolas, como Dom Henrique Ruth e Cora Coralina, onde foi gestor.
Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento
Rua Rui Barbosa, 67, Centro, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil
Atendimento ao Público: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
Fechado aos sábados, domingos e feriados
aguardando
ATRIBUIÇÕES DA PASTA
Seção IX
Da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento
Art. 26. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento tem por competências:
I - planejar, organizar e controlar a implantação e desenvolvimento do sistema de assistência técnica e extensão rural aos produtores do Município, complementar àquela oferecida pelos órgãos estaduais, bem como ações de treinamento e capacitação profissional dos mesmos, objetivando o aprimoramento tecnológico do setor, para tanto propondo e implementando políticas de produção, comercialização, abastecimento e armazenamento da área da agricultura, pecuária e piscicultura;
II - promover o desenvolvimento rural do Município, planejando e gerindo programas voltados para a agricultura e pecuária, próprios e em parcerias com órgãos estaduais e federais, organizações da sociedade civil e produtores;
III - coordenar e orientar as ações técnicas em parceria com órgãos estaduais e federais;
IV - gerir no âmbito do Município programas de órgãos federais e estaduais;
V - promover a preservação do meio ambiente, de recursos hídricos e naturais;
VI - desenvolver programas de sensibilização e conscientização de comunidades e de grupos sociais específicos com relação ao desenvolvimento rural;
VII - realizar estudos, diagnósticos e eventos, provendo os produtores rurais e suas famílias das orientações adequadas à incorporação dos novos conhecimentos;
VIII - promover visão de futuro, sistêmica e de natureza empreendedora junto às famílias dos produtores rurais e comunidades rurais, em parceria com a Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Turismo e Inovação;
IX - desenvolver atividades relacionadas à olericultura, fruticultura e piscicultura, dentre outras;
X - desenvolver e aprimorar agronegócio, agricultura familiar, cooperativismo, associação de produtores, arranjos produtivos locais, dentre outras formas para a melhoria da produtividade e a identificação de mercados para os produtos agrícolas locais;
XI - conscientizar e orientar os produtores rurais e suas famílias quanto à importância da preservação do meio ambiente, dos efeitos nocivos e degradantes dos agentes causadores de poluição ambiental e da segurança do trabalho no âmbito da produção rural e do agronegócio;
XII - gerenciar o programa de Compra Direta e coordenar a distribuição dos produtos para as unidades assistenciais ligadas à Prefeitura Municipal e escolas municipais;
XIII - acolher as reivindicações das comunidades rurais para encaminhamento;
XIV - coordenar e gerir os mercados municipais e a fiscalização das feiras livres e de época;
XV - desempenhar outras atividades afins.
Parágrafo único. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento possui a seguinte estrutura interna:
I - Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento;
II - Chefia de Gabinete da Secretaria;
III - Diretoria de Gestão Técnica;
IV - Diretoria de Gestão Administrativa.