RSS Cruzeiro do Sul - AC Notícias de Cruzeiro do Sul/AC Sun, 26 May 2019 13:19:24 -0300 Sun, 26 May 2019 13:19:24 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://cruzeirodosul.ac.gov.br/rss Prefeitura de Cruzeiro do Sul dá início ao projeto “Defesa Civil na Escola e Comunidade” Fri, 24 May 2019 19:01:11 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1859/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-da-inicio-ao-projeto-defesa-civil-na-escola-e-comunidade.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1859/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-da-inicio-ao-projeto-defesa-civil-na-escola-e-comunidade.html A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil Municipal, lançou nesta sexta-feira, 24, o projeto “Defesa Civil na Escola e na Comunidade”. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a prevenção de enchentes e queimadas.

A solenidade, realizada pelo vice-prefeito Zequinha Lima, contou com a participação de gestores escolares e líderes comunitários. O projeto vai se dar por meio de palestras nas escolas e comunidades de Cruzeiro do Sul.

“Esse trabalho será continuo, durante o ano estaremos envolvendo as escolas e toda a comunidade. Com a chegada do verão, é natural que aumente o fluxo de queimadas e é pensando nisso que a Defesa Civil vai desenvolver esse projeto de conscientização em Cruzeiro”, frisou o vice-prefeito Zequinha Lima.

José Lima, coordenador da Defesa Civil¸ explica que a iniciativa municipal começou ainda no ano passado. “Estamos dando continuidade ao projeto, tanto nas escolas urbanas quanto rurais. Levaremos informação à comunidade estudantil, mostrando as consequências das queimadas ilegais tanto para o meio quanto para a saúde das pessoas”, disse.

Para o diretor escolar, Evilásio Silva, a Prefeitura está de parabéns pela ação. “Fico muito feliz em os nossos alunos recebendo as orientações, que, com toda certeza, serão repassadas aos pais. Essa é uma excelente iniciativa”, salientou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também é parceria do projeto, promovendo atividades de educação ambiental.

]]>
Prefeito em exercício, Zequinha Lima, vistoria obras de recuperação do gramado do Estádio Cruzeirão Fri, 24 May 2019 18:51:38 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1858/?prefeito-em-exercicio-zequinha-lima-vistoria-obras-de-recuperacao-do-gramado-do-estadio-cruzeirao.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1858/?prefeito-em-exercicio-zequinha-lima-vistoria-obras-de-recuperacao-do-gramado-do-estadio-cruzeirao.html O prefeito em exercício, Zequinha Lima, acompanhou durante manhã desta sexta-feira (24), os serviços de manutenção do Estádio Cruzeirão. Além de recuperar o gramado, a Prefeitura realiza pequenos reparos no estádio para preparar para mais uma temporada de competições.

A Prefeitura aproveitou o início do verão para realizar as obras de manutenção do estádio mais prestigiado pelos desportistas de Cruzeiro do Sul. O gramado que foi castigado pelo forte inverno e pelas competições da última temporada, está sendo totalmente recuperado e o objetivo é concluir os serviços em poucas semanas.

"Esse é o principal espaço esportivo de Cruzeiro do Sul e não podemos somente usá-lo sem tomar os cuidados necessários para que continue sendo o palco das grandes competições da região do Vale do Juruá. Por isso, aproveitamos o período entre as temporadas dos eventos para fazermos esses serviços", disse Zequinha.

]]>
Prefeito em exercício, Zequinha Lima, vistoria obras de recuperação do gramado do Estádio Cruzeirão Fri, 24 May 2019 18:51:38 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1857/?prefeito-em-exercicio-zequinha-lima-vistoria-obras-de-recuperacao-do-gramado-do-estadio-cruzeirao.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1857/?prefeito-em-exercicio-zequinha-lima-vistoria-obras-de-recuperacao-do-gramado-do-estadio-cruzeirao.html O prefeito em exercício, Zequinha Lima, acompanhou durante manhã desta sexta-feira (24), os serviços de manutenção do Estádio Cruzeirão. Além de recuperar o gramado, a Prefeitura realiza pequenos reparos no estádio para preparar para mais uma temporada de competições.

A Prefeitura aproveitou o início do verão para realizar as obras de manutenção do estádio mais prestigiado pelos desportistas de Cruzeiro do Sul. O gramado que foi castigado pelo forte inverno e pelas competições da última temporada, está sendo totalmente recuperado e o objetivo é concluir os serviços em poucas semanas.

"Esse é o principal espaço esportivo de Cruzeiro do Sul e não podemos somente usá-lo sem tomar os cuidados necessários para que continue sendo o palco das grandes competições da região do Vale do Juruá. Por isso, aproveitamos o período entre as temporadas dos eventos para fazermos esses serviços", disse Zequinha.

]]>
Prefeitos Ilderlei e Isaac se reúnem com senador Petecão na Capital Fri, 24 May 2019 13:33:46 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1856/?prefeitos-ilderlei-e-isaac-se-reunem-com-senador-petecao-na-capital.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1856/?prefeitos-ilderlei-e-isaac-se-reunem-com-senador-petecao-na-capital.html O encontro teve como pauta projetos que possam beneficiar a região do Juruá, sobretudo, Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo. O senador Sérgio Petecão se comprometeu a ajudar os prefeitos Ilderlei Cordeiro e Isaac Pianko nas demandas dos municípios.

Ilderlei destacou que Petecão, Secretário do Senado, tem sido sensível em liberar recursos que beneficiem a população e tem apoiado novos projetos que tragam desenvolvimento social ao Juruá.

Os prefeitos e o senador também conversaram sobre política. O diálogo tratou do momento no Acre e do Brasil com os novos governos. E da possível formação de grupos para disputarem as próximas eleições municipais. Debateram questões partidárias e a organização necessária para promover uma renovação que beneficie a população de todo o Acre.

“Sempre é bom conversar com o senador Petecão que está antenado com as necessidades com o presente e o futuro. Assim a gente pôde fazer uma reflexão importante para traçarmos novos passos na gestão e na política”, afirmou Ilderlei.

]]>
Prefeitura de Mâncio Lima adere a tecnologia asfálticas desenvolvida em Cruzeiro do Sul Thu, 23 May 2019 14:25:25 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1855/?prefeitura-de-mancio-lima-adere-a-tecnologia-asfalticas-desenvolvida-em-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1855/?prefeitura-de-mancio-lima-adere-a-tecnologia-asfalticas-desenvolvida-em-cruzeiro-do-sul.html A nova tecnológica do asfalto produzido pela prefeitura de Cruzeiro do Sul já começa a se espalhar pela região do Juruá. A Prefeitura de Mâncio Lima aderiu ao micro revestimento asfáltico com polímero para pavimentar as ruas da cidade.

Além de ser mais resistente, o micro revestimento asfáltico garante uma economia de 40% de recursos e maior durabilidade nos serviços de tapa-buraco e recapeamento das ruas. A maior parte dos insumos necessários, como o cimento, por exemplo, são produzidos em Cruzeiro, movimentando a economia local.

Cruzeiro do Sul foi o primeiro município do Brasil a investir em micro revestimento asfáltico com areia. No início do mês, prefeitos de todo o Acre puderam acompanhar os trabalhos de infraestrutura, liderados pelo prefeito Ilderlei Cordeiro.

“Fizemos estudos e chegamos a um modelo que pode nos garantir a melhor qualidade na pavimentação. É um trabalho para conseguir o investimento mais adequado para nossa cidade”, explica o prefeito.

]]>
Cruzeiro do Sul sedia a 5º Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa Wed, 22 May 2019 19:25:53 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1854/?cruzeiro-do-sul-sedia-a-5o-conferencia-regional-dos-direitos-da-pessoa-idosa.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1854/?cruzeiro-do-sul-sedia-a-5o-conferencia-regional-dos-direitos-da-pessoa-idosa.html O Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, realiza nesta quarta-feira, 22, a 5º Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. Neste ano, o evento destaca “Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas”, como tema principal.

A promoção da atividade conta com o empenho das Secretarias Municipal de Assistência Social e Saúde. Ao final do encontro serão escolhidos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual dos Direitos do Idoso.

O prefeito Ilderlei Cordeiro fez questão de participar da abertura do evento. “Pensar políticas públicas específicas aos idosos é uma forma de reconhecer a importância deles na nossa sociedade. A Prefeitura é parceira dessa Conferência e tem feito o seu dever de casa: temos o Centro do Idoso, adquirimos um transporte para facilitar a locomoção dos nossos usuários, entre outras ações efetivas na área da saúde, por exemplo”, frisou Ilderlei.

Para a presidente do Conselho do Idoso de Cruzeiro do Sul, Aparecida Barreto, o momento é de reflexão. “Juntos estamos repensando as nossas políticas, como forma de conscientizar a sociedade sobre esses direitos, muitas vezes desrespeitados”, explicou.

O encontro reuniu parte dos municípios do Vale do Juruá. Segundo a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Ednilza da Rocha, a conferência busca a reflexão social. “Apesar das tantas políticas públicas, os idosos ainda são deixados de escanteio na sociedade. Nós estamos no século 21 e precisamos garantir o direito dessa população”, salientou.

Para o aposentado Wilden da Silva, 66 anos, o evento gera conhecimento. “Esse tipo de evento tem que ser realizado a cada seis meses, para que tenhamos conhecimento dos nossos direitos”, destacou.

]]>
Ilderlei Cordeiro negocia implantação de Colégio Militar em Cruzeiro do Sul Wed, 22 May 2019 12:10:52 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1853/?ilderlei-cordeiro-negocia-implantacao-de-colegio-militar-em-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1853/?ilderlei-cordeiro-negocia-implantacao-de-colegio-militar-em-cruzeiro-do-sul.html O prefeito Ilderlei Cordeiro planeja criar a primeira Escola Militar Municipal do Estado. No Acre já existem três unidades estaduais, sendo duas em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul.

Segundo o prefeito, a ideia é que a partir do ano que vem a instituição comece a ser estruturada. “A nossa equipe já está em negociação com o Corpo de Bombeiros. A ideia é que possamos implantar duas ou mais escolas, começando os trabalhos a partir do ano que vem”, frisou Ilderlei.

Após tratativas com o Ministério da Educação (MEC), a prefeitura buscou parceria com o Corpo de Bombeiros do Acre e a Polícia Militar. A primeira reunião para iniciar o cronograma de implantação da escola foi realizada no início da semana.

O comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Carlos Batista, destacou o interesse do governo do Estado em apoiar a iniciativa, que trará benefícios tanto para os alunos quanto para a sociedade cruzeirense.

“O formato da escola cívico militar é compartilhado. Todo o ensino pedagógico é com a Secretaria de Educação, já os militares do colégio levam um pouco da hierarquia, civismo, para que os alunos sejam cidadãos melhores. O governador Gladson Cameli quer montar essas escolas militares e o Corpo de Bombeiros está dando condições para que isso aconteça”, frisou o comandante, acrescentando que os militares da reserva devem ser convocados para participar da equipe de gestão escolar.

A reunião contou com a participação do secretário Municipal de Educação, Amarízio Saraiva.

]]>
Prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro recebe visita do empresário Mário Gazin Tue, 21 May 2019 22:51:18 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1852/?prefeito-de-cruzeiro-do-sul-ilderlei-cordeiro-recebe-visita-do-empresario--mario-gazin.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1852/?prefeito-de-cruzeiro-do-sul-ilderlei-cordeiro-recebe-visita-do-empresario--mario-gazin.html Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito Ilderlei Cordeiro recebeu em seu gabinete a visita do Sr. Mário Gazin fundador da rede de lojas Gazin.

De acordo com o empresário Cruzeiro do Sul está muito diferente de dois anos atrás quando visitou a princesinha do Juruá. “Há dois anos não vinha à Cruzeiro do Sul, a cidade está mais limpa, bonita desenvolvida e isso é muito importante. Sigo com o entusiasmo de continuar investindo no estado do Acre”, destacou Mário Gazin.

O prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu a visita do empresário. “Fico feliz em receber a visita do Sr. Mário, um homem de visão empreendedora, dono de mais de 260 lojas em todo país que gera emprego e renda em todo Brasil na nossa cidade também. Tivemos uma boa conversa, o que trouxe boas notícias umas delas é construção de fábrica de colchões e sofás no nosso Estado. Outra é a parceria que estamos para firmar com a empresa, que seria a venda dos produtos Essence, disponibilizados em estandes dentro das lojas Gazin, o que aumenta número de vendas dos produtos locais e fomentando cada dia mais nossa economia.", endossou o prefeito.

]]>
Ilderlei Cordeiro cobra ações do Depasa em Cruzeiro do Sul Tue, 21 May 2019 20:02:04 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1851/?ilderlei-cordeiro-cobra-acoes-do-depasa-em-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1851/?ilderlei-cordeiro-cobra-acoes-do-depasa-em-cruzeiro-do-sul.html À frente de um projeto inovador de infraestrutura em Cruzeiro do Sul, o prefeito Ilderlei Cordeiro cobrou providencias do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) nas ruas do município.

Canos estourados em vias públicas têm causado transtornos à população, que reclama das condições de acesso. No Centro da cidade, por exemplo, na Rua Alfredo Teles, uma situação semelhante incomoda os moradores. A gestão municipal aguarda que o Depasa solucione a problemática para começar os trabalhos de pavimentação da via.

A tecnologia de micro revestimento asfáltica com polímero, que tem transformado a realidade das ruas em Cruzeiro do Sul, não pode ser utilizada em ruas com a encanação de água danificada. A Prefeitura continua articulando apoio do Estado para que ainda mais vias sejam contempladas.

]]>
Ilderlei Cordeiro anuncia realização do 3° Festival de Quadrilha em Cruzeiro do Sul Tue, 21 May 2019 15:18:58 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1850/?ilderlei-cordeiro-anuncia-realizacao-do-3-festival-de-quadrilha-em-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/1850/?ilderlei-cordeiro-anuncia-realizacao-do-3-festival-de-quadrilha-em-cruzeiro-do-sul.html Cruzeiro do Sul vai sediar a 3° edição do Festival Regional de Quadrilha. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 21, pelo prefeito Ilderlei Cordeiro. Serão três dias de festa, em que grupos juninos de outros municípios poderão participar.

As inscrições começam nesta quarta-feira, 22, na Secretaria Municipal de Cultura, e se estendem por 25 dias consecutivos. O edital contendo as regras, para interessados em participar do evento, pode ser acesso pelo portal da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O festival ocorre no primeiro fim de semana de julho, na Praça Orleir Cameli.

“Essa é a terceira edição do Festival de Quadrilha, que realizamos na nossa gestão. A expectava é de que pelo menos oito grupos de quadrilha junina se apresentem. A novidade para este ano é participação dos municípios vizinhos. Sem dúvida, será uma grande festa”, ressaltou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Para o diretor da Escola Craveiro Costa, Flávio Rosas, a iniciativa da Prefeitura promove cultura popular. “Todos os anos os nossos alunos participam do festival e neste ano não será diferente, eles estarão juntos nessa grande festa da cultura”, frisou.

A solenidade de lançamento do evento foi promovida Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie) contou ainda com a presença da secretária de Assistência Social, Keiliane Cordeiro, do vice-prefeito Zequinha Lima e do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ocenir Maciel.

]]>