RSS Cruzeiro do Sul - AC Notícias de Cruzeiro do Sul/AC Sun, 08 Dec 2019 18:22:18 -0300 Sun, 08 Dec 2019 18:22:18 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://cruzeirodosul.ac.gov.br/rss Igreja Batista do Bosque e Prefeitura de Cruzeiro do Sul promovem ação social Sun, 08 Dec 2019 10:04:22 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2197/?igreja-batista-do-bosque-e-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-promovem-acao-social.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2197/?igreja-batista-do-bosque-e-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-promovem-acao-social.html
Durante toda a manhã foram ofertados serviços jurídicos, médicos, psicológicos, nutricionais, odontológicos, teste rápidos, vacinas, palestras de saúde bucal para crianças. Além disso também foram realizados cortes de cabelo e entrega de donativos.

Segundo o pastor Carlos Mariano, presidente da Igreja Batista do Bosque, o momento é de união. “Quando você olha para a Bíblia Sagrada, você vê Jesus atuando para os mais necessitados e a igreja se espelha nesse exemplo. Juntos atendemos mais de 200 pessoas com os mais diferentes serviços”, endossou.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul tem concretizado parceria com mais diversas instituições religiosas e socais.

“Que momento especial para a nossa cidade. Eu não tenho dúvidas de que as igrejas cumprem um papel fundamental para as famílias e toda a sociedade. Essa ação é resultado de várias instituições parceiras, que juntas beneficiaram em média 800 pessoa", endossou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Satisfação social

A iniciativa foi aprovada pela comunidade. A cruzeirense Sara Andrade aproveitou a ação para consultar a filha. “Trouxe minha filha para consultar e aproveitei para também fazer exames. Gostei muito dessa iniciativa, pois fomos muito bem atendidas”, contou.]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul e CBCN promovem ação de saúde para servidores Sat, 07 Dec 2019 13:28:19 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2196/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-e-cbcn-promovem-acao-de-saude-para-servidores.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2196/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-e-cbcn-promovem-acao-de-saude-para-servidores.html
Realizada por meio da Secretaria de Saúde, a ação agregou palestras sobre a conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, realização de testes rápidos e diversas outras instruções para os servidores.

A Prefeitura e o CBCN estão sempre atentos à saúde e bem-estar de seus profissionais, em especial, daqueles que atuam diretamente nas ruas, expostos ao sol e chuva, cumprindo a função de limpar e trazer melhorias para a cidade.

“Cuidar da saúde dos nossos servidores é um dos papéis da nossa gestão. Aproveito para agradecer a dedicação e zelo com que cuidam da nossa cidade”, frisou o prefeito Ilderlei Cordeiro.]]>
Ilderlei garante participação das Escolas Flodoardo e DHR em Concurso de Fanfarra na Capital Fri, 06 Dec 2019 15:00:52 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2195/?ilderlei-garante-participacao-das-escolas-flodoardo-e-dhr-em-concurso-de-fanfarra-na-capital.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2195/?ilderlei-garante-participacao-das-escolas-flodoardo-e-dhr-em-concurso-de-fanfarra-na-capital.html
Os estudantes estavam inviabilizados de participar do evento devido à falta de transporte, o que foi suprido de pronto pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

“Para nós é uma alegria ver tantos jovens envolvidos na área cultural, pois, muitos poderiam estar envoltos no mundo do crime. Mas, estão mostrando seu talento. Por isso, fizemos questão de apoiar essa participação das duas escolas no concurso em Rio Branco. Nossa gestão compreende que apostar em Educação e Cultura é investir no futuro dos jovens e proporcionar oportunidades”, endossou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

O coordenador da Escola Dom Henrique Ruth, Estefano Ricardo, agradeceu o apoio do prefeito. “A gente agradece a ajuda do prefeito por sua sensibilidade em entender o problema e revertê-lo”, salientou.

O sentimento de gratidão é compartilhado pela diretora da Escola Flodoardo Cabral. “Esse é um trabalho que os jovens construíram durante todo o ano e esse campeonato para os alunos é a glória. Graças a Deus, o prefeito conseguiu solucionar o projeto, para que participemos e quem sabe tragamos mais um título”, disse.

Quando eu soube que não iriamos mais, decidir apelar para o prefeito que sempre apoia os jovens. “Quando eu soube que não teríamos o ônibus do Estado, decidi mandar mensagem para o prefeito Ilderlei, que imediato nos ajudou a contar a situação. Ele, como sempre, apoiando a juventude”, frisou o estudante José Raiulo.]]>
Ilderlei Cordeiro promove projeto de educação ambiental nas escolas municipais Fri, 06 Dec 2019 14:13:22 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2194/?ilderlei-cordeiro-promove-projeto-de-educacao-ambiental-nas-escolas-municipais.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2194/?ilderlei-cordeiro-promove-projeto-de-educacao-ambiental-nas-escolas-municipais.html
O “Semeia na Escola” foi desenvolvido por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente. Entre as ações desenvolvidas destaca-se a promoção de palestras e atividades práticas sobre sustentabilidade, bioma, queimadas, resíduos sólidos, entre outros assuntos.

Segundo estudante Monalisa Rodrigues, a ação foi muito positiva. “Aprendi muitas coisas novas e, em especial, que temos que proteger o meio ambiente e descartar de maneira certa os resíduos sólidos”.

A aluna do 5° ano, Lorrane Ferreira também disse ter adquirido muito conhecimento. “Como nós confeccionamos a maquete, tivemos que trabalhar com material reciclado e juntos aprendemos a reaproveitar objetos já descartados”, disse.

O projeto foi promovido ao longo de 2019, envolveu setes escolas da rede pública, nas quais foram construídas hortas para auxiliar na alimentação saudável da comunidade escolar. Além disso, foram desenvolvidas 35 oficinas temáticas.

“A pauta ambiental é uma das prioridades do prefeito Ilderlei Cordeiro, que tem nos dado autonomia e estimulado a desenvolver atividades de conscientização social. Pois, é mudando o comportamento dos jovens sobre o meio ambiente que mudamos as práticas sociais”, frisou a secretária de Meio Ambiente, Suzana Farias.]]>
Prefeitura de Cruzeiro Sul realiza mais de 1.300 atendimentos médicos durante Novembro Azul Fri, 06 Dec 2019 10:39:33 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2193/?prefeitura-de-cruzeiro-sul-realiza-mais-de-1300-atendimentos-medicos-durante-novembro-azul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2193/?prefeitura-de-cruzeiro-sul-realiza-mais-de-1300-atendimentos-medicos-durante-novembro-azul.html Atendimentos de enfermagem, odontológicos, pedidos de exame PSA, testes de glicemia capilar, testes rápidos, toque de próstata e outros fizeram parte das ações desenvolvidas.

Durante todo o mês de novembro foram produzidas atividades referentes ao câncer de próstata, visando chamar a atenção do público alvo (homens de 20 a 59 anos) para o tema. O encerramento foi na Unidade de Saúde Manoel Bezerra da Cunha, localizada na Rua 25 de Agosto.

Ações como Arena Azul, capacitação dos agentes comunitários, show pela vida, corrida, atendimentos odontológicos aos motoristas da secretaria, dia Azul dos Idosos e apoio para todas as Unidades Básicas de Saúde fizeram parte do cronograma do mês.

No dia 29 teve o encerramento na UBS da 25 de Agosto que teve a participação de mais de 136 homens, durante o período vespertino e noturno que contou com a realização de palestras, consultas médicas, agendamento para exame de PSA, testes rápidos, sorteio de prêmios e lanche.

Segundo Gilmar Gilles, coordenador da saúde do homem o principal objetivo foi oportunizar o atendimento integral a saúde dos homens, facilitando o acesso aos usuários, considerando a dificuldade que muitos deles têm em faltar ao trabalho para realização de exames.

“Durante todo o mês podemos observar a grande participação da comunidade nos eventos promovidos, por isso, foi importante desenvolver essas atividades para focar ainda mais na melhoria da qualidade de vida da nossa população,” pontou o coordenador.

]]>
Ilderlei Cordeiro vistoria preparativos das festas de final de ano em Cruzeiro do Sul Thu, 05 Dec 2019 18:00:20 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2192/?ilderlei-cordeiro-vistoria-preparativos-das-festas-de-final-de-ano-em-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2192/?ilderlei-cordeiro-vistoria-preparativos-das-festas-de-final-de-ano-em-cruzeiro-do-sul.html O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, tem acompanhado de perto os preparativos das festividades de final de ano no Município. A expectativa da gestão é que a cidade seja referência em turismo natalino.

Para que o município se torne ainda mais atrativo, a Prefeitura está construindo a maior árvore de Natal do Estado, que vai possuir 22 metros e está sendo monta no Centro, nas imediações da Catedral Nossa Senhora da Glória.

A “casa” do Papai Noel também está sendo construída na área Central de Cruzeiro do Sul. Com o investimento, a Prefeitura visa atrair mais turismo e aquecer a economia local. “Eu não tenho dúvidas de que Cruzeiro do Sul vai ser o cartão postal do Estado neste Natal”, endossou Ilderlei.

Recentemente, o prefeito reuniu-se com os deputados Nicolau Júnior e Luiz Gonzaga, que também expressaram apoio da Assembleia Legislativa do Acre para as festividades cruzeirenses de fim de ano.

]]>
Secretaria de Saúde se reúne para abordar estratégias sobre o novo financiamento “Previne Brasil” Thu, 05 Dec 2019 16:45:35 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2191/?secretaria-de-saude-se-reune-para-abordar-estrategias-sobre-o-novo-financiamento-previne-brasil.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2191/?secretaria-de-saude-se-reune-para-abordar-estrategias-sobre-o-novo-financiamento-previne-brasil.html Nesta quarta-feira, 4, a Secretaria de Saúde reuniu seus coordenadores no posto de saúde da 25 de Agosto para discutir sobre o novo modelo de financiamento “Previne Brasil” que vai ampliar o acesso da população a consultas médicas, exames e outros serviços prestados na Atenção Primária.

Os recursos que serão distribuídos pelo Ministério da Saúde têm como base três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços, a melhora das condições de saúde da população, e ainda a adesão a programas estratégicos.

O financiamento atende a novas regras, que cada equipe irá receber de acordo com a sua produtividade “Isso é interessante porque o dinheiro só vem conforme os cadastros e quantitativos de usuários que são determinados de acordo com cada área, e o profissional recebe pelo seu desempenho, fazendo com ele avalie, monitore, elabore reuniões e perceba onde é que estão os erros e acertos para conseguir avançar,” endossou Valéria Lima, coordenadora do núcleo de educação e saúde.  

“Com esse novo financiamento eles querem focar ainda mais na informatização do sistema, porque trabalhamos muito, porém agora teremos irá modernizar através dos cadastros e queremos passar ainda mais para a população que é importante atualizar o cartão do SUS,” frisou Catiana Rodrigues, chefe do departamento de regulação, avaliação e controle dos sistemas. 

]]>
Presidente do Senado cumpre agenda em Cruzeiro do Sul e reforça integração entre Brasil e Peru Thu, 05 Dec 2019 16:34:36 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2190/?presidente-do-senado-cumpre-agenda-em-cruzeiro-do-sul-e-reforca-integracao-entre-brasil-e-peru.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2190/?presidente-do-senado-cumpre-agenda-em-cruzeiro-do-sul-e-reforca-integracao-entre-brasil-e-peru.html Recepcionado pelo prefeito Ilderlei Cordeiro, o presidente do Senador Federal, Davi Alcolumbre, encontra-se em Cruzeiro do Sul onde participa do Encontro Bilateral Brasil e Peru nesta quinta-feira, 5.

Em um posicionamento inicial, às margens do Rio Juruá, o senador afirmou ser favorável à integração entre Brasil e Peru, a partir da Região do Vale do Juruá. “O Acre tem o chefe do poder legislativo do Brasil apoiando vocês”, endossou Alcolumbre.

Junto ao prefeito lderlei Cordeiro, governador Gladson Cameli, o vice Major Rocha, senadores Sérgio Petecão, Mailza Gomes, Márcio Bittar e os deputados do Nicolau Júnior e Luiz Gonzaga, o presidente do Senado Federal reafirmou seu compromisso com a estrada que vai ligar Cruzeiro do Sul e Pucallpa.

“O governo federal e agora o Senado encamparam essa luta. Já estão garantidos os recursos do projeto e vamos avançar, fazer essa estrada. Contem comigo”, afirmou o Davi.

]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul cancela prova para gestor público e remarca nova seleção Tue, 03 Dec 2019 14:11:06 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2189/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-cancela-prova-para-gestor-publico-e-remarca-nova-selecao.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2189/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-cancela-prova-para-gestor-publico-e-remarca-nova-selecao.html
Ainda segundo a gestão, os candidatos não serão prejudicados, tendo em vista que quem mora em outra cidade ou estado, terá suas despesas custeadas pelo IBFC. Exigência feita pelo prefeito Ilderlei Cordeiro ao tomar conhecimento dos fatos.

“Ao todo, 464 candidatos se inscreveram para gestor público. Nós identificamos um problema no ato de confecção dos cadernos de prova. A empresa prontamente reconheceu o erro, que é dela, e de pronto o prefeito Ilderlei Cordeiro solicitou que a IBFC cancelasse a prova e remarcasse uma nova”, explica o secretário de Administração, Manuel Orleilson.

Os candidatos que previsão do auxílio do IBFC devem entrar em contato com empresa pelo site e solicitar a ajuda de custo. Vale salientar, que as demais pessoas que prestaram concurso para outras áreas não tiveram quaisquer problema durante o certame.

De acordo com o secretário, o ocorrido não vai atrasar a contratação dos servidores. “O prefeito Ilderlei Cordeiro e a coordenação do concurso trabalham na expectativa de que essa nova prova não altere a divulgação do resultado preliminar do concurso público”, salientou.]]>
Caminhada em alusão a dezembro vermelho é realizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul Tue, 03 Dec 2019 12:14:21 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2188/?caminhada-em-alusao-a-dezembro-vermelho-e-realizada-pela-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2188/?caminhada-em-alusao-a-dezembro-vermelho-e-realizada-pela-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul.html Nesta segunda – feira, 2, foi realizada a caminhada em alusão ao mês dezembro vermelho, que é uma campanha referente ao 01 de dezembro que é o Dia Mundial da AIDS. A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde está desenvolvendo atividades como essa para chamar a atenção da população sobre a doença.

“Nós esperamos conscientizar o máximo de pessoas possíveis evitando o aumento de doenças sexualmente transmissíveis e levando a conhecimento da população que todas as Unidades Básicas de Saúde do Município realizam os testes rápidos diariamente, ” frisou Iago Castro, coordenador de IST/AIDS e Hepatites Virais.

A atividade teve a participação de profissionais da saúde e começou na Avenida Coronel Mâncio Lima e se deslocou até a Catedral Nossa Senhora da Glória que também está em tonalidade vermelha.

Durante a caminhada foram mencionados os cuidados para prevenir a doença, como a importância do uso do preservativo durante a relação sexual. Mas se caso contrário, é importante realizar o exame mais rápido possível.

“Quanto mais cedo a pessoa souber que tem o vírus e iniciar seu tratamento melhor será sua qualidade de vida. Por isso, se a pessoa passar por alguma situação de risco (sexo sem preservativo, uso de seringa contaminada, transmissão vertical) recomenda-se fazer o teste anti HIV”, pontou Iago, durante a caminhada.

]]>