RSS Cruzeiro do Sul - AC Notícias de Cruzeiro do Sul/AC Wed, 16 Oct 2019 07:50:19 -0300 Wed, 16 Oct 2019 07:50:19 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://cruzeirodosul.ac.gov.br/rss Professores são homenageados em sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores Tue, 15 Oct 2019 22:21:10 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2115/?professores-sao-homenageados-em-sessao-solene-realizada-pela-camara-de-vereadores.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2115/?professores-sao-homenageados-em-sessao-solene-realizada-pela-camara-de-vereadores.html Nesta terça- feira, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, e o prefeito em exercício Zequinha Lima, esteve presente representando a prefeitura de Cruzeiro do Sul, na sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores.

De acordo com Zequinha, esse momento é uma forma de mostrar para a sociedade o valor do profissional da educação e que é um grande privilégio da sua parte poder participar da solenidade e prestigiar professores que são tão dedicados ao que fazem.

O evento já é realizado há 3 anos, por meio de um requerimento que é apresentado pelo vereador Leandro Cândido, sendo aprovado, pelo Plenário Da Câmara de Vereadores.

“Toda homenagem é justa para esses profissionais que dedicam diariamente o seu cotidiano para ensinar e educar os nossos filhos. Temos professores aqui de diversas categorias que são importantes e contribuem muito para o fortalecimento da educação e não era justo deixar esse dia passar em branco”, endossou Leandro Cândido, vereador.

A escolha dos 10 profissionais que foram homenageados foi feita através das secretárias estadual e municipal de educação, populares e do gabinete do vereador.

“O sentimento é de gratidão, porque é o reconhecimento do meu trabalho de 16 anos de doação a educação, sempre com muita dedicação, amor e entusiasmo. Buscando diariamente tirar do meu aluno os reconhecimentos básicos de que através da educação é que podemos mudar toda a sociedade e a vida que os nossos estudantes tem, ” pontou o professor Claudeir Araújo.

Professores Homenageados

Ana Maria do Carmo, Eunice Bandeira, Nilo de Castro, Carla Simone Alves, Francisca Simão, Luís Antônio Bezerra, Claudeir Araújo, Antônio Cleiton Araújo, Maria José Farias, Ivana Clicia Lima

]]>
Professores e alunos da UFAC elogiam alteração na data do concurso “Pensou no futuro dos estudantes” Tue, 15 Oct 2019 21:32:41 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2114/?professores-e-alunos-da-ufac-elogiam-alteracao-na-data-do-concurso-pensou-no-futuro-dos-estudantes.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2114/?professores-e-alunos-da-ufac-elogiam-alteracao-na-data-do-concurso-pensou-no-futuro-dos-estudantes.html O concurso da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, com 511 vagas ofertadas, para cargos do Ensino Fundamental ao Superior, teve a modificação da data que seria no dia 24 de novembro, porque estaria sendo realizada no mesmo período a prova obrigatória do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sendo que muitos cursos da Universidade Federal do Acre (UFAC) estarão sendo avaliados.

Então, para ajudar os estudantes, foi alterada a data para o dia 01 de dezembro, possibilitando a muitos até um prazo maior para estarem se preparando. “É muito importante avaliar a qualidade do curso para dar continuidade a ele e também para ver possíveis melhorias e se várias pessoas, ou toda a turma desistisse para fazer o concurso, não saberíamos o resultado. Portanto, foi muito bom por parte da prefeitura ter atendido nosso pedido, ficamos muito gratos, ” frisou Iasmin Saiúri, estudante de enfermagem.

A Universidade fez um oficio que foi encaminhado para o prefeito Ilderlei Cordeiro que atendeu prontamente ao pedido, pois isso ajuda tanto no futuro dos alunos e dos próximos ingressantes, quanto também aos profissionais que trabalham na área acadêmica.

“Acontece que se tivesse um esvaziamento poderia acarretar consequências dramáticas como: o rebaixamento da nota dos cursos e até a suspensão da oferta de vagas no SISU para o ano seguinte, algo que geraria enormes prejuízos para toda a sociedade, já que nossos jovens ficariam com opções limitadas de vagas para o ensino superior público na região. Por essa razão, a UFAC solicitou a mudança de data e a prefeitura de modo louvável, pensando no futuro dos nossos estudantes, deferiu o pedido, ” relatou o professor Marcelo Siqueira do curso de enfermagem.

]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul presta homenagem aos professores Tue, 15 Oct 2019 14:01:07 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2113/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-presta-homenagem-aos-professores.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2113/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-presta-homenagem-aos-professores.html Através do ensino é que se cria todas as outras profissões, esse é um dos motivos que o professor tem um papel indispensável não somente na vida de seus alunos, mas também na estrutura social do país.

Pensando nisso, que neste dia, 15, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, na gestão do prefeito Ilderlei Cordeiro representada por Zequinha Lima, vice-prefeito em exercício, está realizando visitas a todas as escolas do município, homenageando os profissionais da área.

Segundo Zequinha, que também é professor, é muito importante valorizar a profissão, porque todos os dias o educador, tem o papel de conduzir o seu aluno, para o que ele sonha em exercer no seu futuro.

“O professor é o que modifica e orienta as mentes do futuro, então ele tem sempre elogios tanto meu quanto da prefeitura que ao entregar essa homenagem, faz o reconhecimento referente aos trabalhos prestados a educação, então é em nome de todos os gestores que agradecemos a prefeitura municipal, por ter nos entregue essa lembrança, ” destacou Romário Rodrigues, gestor da escola Rita de Cássia.

A comemoração começou no Brasil, em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia da parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Porém, a data foi oficializada no dia 14 de outubro de 1963, como um feriado escolar. 

“Ser professor é realmente um ato de amor. Exercer essa profissão é buscar e acreditar que pode transformar a vida das pessoas e podemos preparar as pessoas para nos substituir, ” pontou Amarízio Saraiva, secretário de educação.

]]>
Ilderlei dialoga com o presidente do Peru sobre a integração entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa Tue, 15 Oct 2019 12:48:37 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2112/?ilderlei-dialoga-com-o-presidente-do-peru-sobre-a-integracao-entre-cruzeiro-do-sul-e-pucallpa.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2112/?ilderlei-dialoga-com-o-presidente-do-peru-sobre-a-integracao-entre-cruzeiro-do-sul-e-pucallpa.html O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, conversou com o presidente do Peru Martín Vizcarra sobre a integração entre Cruzeiro do Sul (Acre) e a Pucallpa (Região de Ucayali), a partir da BR-364. O diálogo se deu durante o 3° Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe nesta segunda-feira, 14.

O evento, que acontece em Lima, tem como tema, este ano, as “soluções para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável”. O evento viabiliza às autoridades governamentais, organizações multilaterais, líderes de comunidades locais, tradicionais e povos indígenas, bem como ao setor privado, a apresentação de propostas que atuem na convenção da diversidade biológica.

Na ocasião, o prefeito Ilderlei Cordeiro – única autoridade governamental brasileira a participar do evento – apresentou a proposta de criação do Parque Ambiental dos Povos Indígenas do Vale do Juruá, projeto que reúne mais de R$ 12 milhões em investimentos e será implantado em Cruzeiro, e o projeto de integração entre o Acre e o Peru.

“Duas importantes propostas da nossa gestão que vem de encontro aos objetivos do Congresso. O Parque Ambiental do Povos Indígenas valoriza a nossa cultura tradicional e promove os saberes dos nossos irmãos indígenas. Ele se soma a integração do Vale do Juruá com o Peru, que vai promover o turismo, comércio e a geração de emprego e renda nos dois países”, endossou Ilderlei Cordeiro.

Em diálogo com o prefeito, o presidente Martín Vizcarra se comprometeu em tratar do assunto pessoalmente com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Ambos compreendem que a integração entre as duas regiões beneficia os dois países.

Ilderlei fez questão de agradecer ao apoio que vem tento do governo e dos parlamentares acreano. “Não poderia deixar de agradecer ao governador, Gladson Cameli, ao vice-governador, Major Rocha, senador Márcio Bittar e ao deputado Luiz Gonzaga. Sem dúvidas, com a união de todos, esse sonho será concretizado”, disse o prefeito.

A agenda de Ilderlei Cordeiro no Peru também incluiu diálogos e parcerias com o governador de Ucayali, prefeito de Pucallpa e a ministra do Meio Ambiente do Peru, Fabiola Muñoz Dodero.

]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica obras de infraestrutura Tue, 15 Oct 2019 10:35:17 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2110/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-intensifica-obras-de-infraestrutura.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2110/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-intensifica-obras-de-infraestrutura.html A população tem a necessidade de transitar pela comunidade de forma acessível. Esse é um dos principais projetos da gestão do prefeito Ilderlei Cordeiro, por isso, as obras de infraestrutura em diversos bairros de Cruzeiro do Sul, não tem parado.

Ações realizadas como a aplicação de micro revestimento asfáltico da Rua Purus, localizada no bairro João Alves, e abertura da Rua Dom Pedro de Alcântara, estão em andamento, assim como em outros bairros.

A condição de muitas ruas, tem sido um dos principais focos, para proporcionar para os cidadãos, mais facilidade quando precisam se deslocar de suas casas para cumprir atividades rotineiras.  

“A abertura da rua vai melhorar muito a nossa vida, porque era muito difícil subir a ladeira para levar nossas crianças para a escola, e agora ela irá nos ajudar, e será melhor ainda quando for asfaltada, ” pontou Leir Graças, moradora da Rua Dom Pedro de Alcântara.

]]>
Bairros comemoram o dia das crianças através da parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul Mon, 14 Oct 2019 15:08:55 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2109/?bairros-comemoram-o-dia-das-criancas-atraves-da-parceria-com-a-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2109/?bairros-comemoram-o-dia-das-criancas-atraves-da-parceria-com-a-prefeitura-de-cruzeiro-do-sul.html
Segundo Ilderlei, muitos pais não possuem condições financeiras estáveis para proporcionar aos seus filhos, um presente ou a oportunidade de levá-los para um brinquedo como o pula-pula, esse é um dos motivos que nos bairros como o Miritizal muitos responsáveis estiveram presentes e interagiram.

“O nosso bairro é muito carente e essa data só acontece uma vez por ano, por isso, é muito especial. As nossas crianças ficam muito contentes, porque algumas delas não ganham um presente no seu dia, nem mesmo em seus aniversários, porque não temos condições. Então eu acredito que tem muitos pais aqui que também ficaram muito felizes por elas, ” relatou Ana Maria, mãe de cinco filhos.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar, principalmente os pais, sobre os cuidados necessários nessa fase que estão passando, pois aspectos importantes de suas personalidades começam a ser instaurados na infância e são refletidos em seu futuro.

“É um momento de grande alegria chegar aqui e ver os rostinhos dessas crianças, esperamos para elas o melhor, muita paz e prosperidade. Porque elas são o futuro da nossa nação, e futuramente muitos serão nossos governantes seja como prefeito, deputado, governador, ou outros cargos, ” frisou Idelcleide Cordeiro, em visita a festividade do bairro da Várzea.

Bairros participativos

Saboeiro, Baixa, Remanso, Aeroporto Velho, Cruzeirão, Nossa Senhora das Graças, Cobal, Santa Terezinha, Várzea, Miritizal parte de baixo, Escola Técnica e Cruzeirinho Novo. No próximo final de semana será na Avenida 25 de Agosto e Miritizal I.]]>
Atendimentos de saúde e torneio de futebol marcam Dia das Crianças no Ramal 3 Mon, 14 Oct 2019 13:11:08 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2108/?atendimentos-de-saude-e-torneio-de-futebol-marcam-dia-das-criancas-no-ramal-3.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2108/?atendimentos-de-saude-e-torneio-de-futebol-marcam-dia-das-criancas-no-ramal-3.html Neste ano, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul apoiou todas as festividades do Dia das Crianças, promovidas nos bairros da cidade. No Ramal 3, a comunidade celebrou a data recebendo atendimentos de saúde e com um torneio de futebol, que contou com o apoio da gestão municipal.

“O prefeito Ilderlei deseja muita felicidade a todas as crianças. Neste Dia das Crianças, estivemos em todos os bairros, auxiliando nos eventos, por determinação do prefeito, que sabe que as crianças são o futuro do país e merecem oportunidades”, enfatizou a chefe de gabinete da Prefeitura, Idelcleide Cordeiro.

Os atendimentos de saúde foram realizados pelo deputado estadual e médico, Jenilson Leite, e pelo gabinete do deputado Jonas Lima. Já o torneio de futebol recebeu patrocínio da Prefeitura, que doou R$ 1 mil para o time vencedor.

Segundo o líder comunitário Manoel Benício, o apoio da Prefeitura foi fundamental. “Fico muito feliz em podermos realizar esse dia, que contou com o apoio fundamental do prefeito Ilderlei Cordeiro”, destacou.

“A gente fica muito feliz de poder realizar mais edição desse projeto, trazendo atendimentos de saúde. A gente agradece aos profissionais que se dispuseram em estar aqui, num sábado, realizando esse trabalho social”, salientou Jonas Limas.

]]>
Ilderlei Cordeiro é homenageado em exposição interoceânica no Peru Mon, 14 Oct 2019 09:15:46 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2107/?ilderlei-cordeiro-e-homenageado-em-exposicao-interoceanica-no-peru.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2107/?ilderlei-cordeiro-e-homenageado-em-exposicao-interoceanica-no-peru.html O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, foi homenageado pelo governo peruano durante a 1° Expo Interoceânica Centro, promovida na cidade de Tingo Maria, capital da Província de Leoncio Prado.

Ilderlei articula junto às autoridades peruanas a integração entre o Brasil e o Peru, a partir das regiões do Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul) e Pucallpa, capital do departamento Ucayali.

“Foi uma honra representar o desenvolvimento e a ligação entre esses dois grandes países na 1° Expo Interoceânica Centro, que debateu exatamente esse tema. Nós também convidamos o governo peruano para ir a Cruzeiro do Sul e, em breve, estaremos recebendo essa importante comitiva”, salientou o prefeito.

A pavimentação da rodovia vai ligar as cidades de Cruzeiro do Sul via Pucallpa a um porto na Costa do Pacífico, incluindo os portos de Callao, Chancay, Chimbote e Salaverry. A integração vai cumprir todos os parâmetros ambientais, que garantem a proteção do ecossistema do território amazônico e a segurança da população local.

A 1° Expo Interoceânica Centro reuniu 50 prefeitos peruano. Ilderlei Cordeiro representou o governo brasileiro no evento. A integração vai promover o comércio internacional, a exportação de produtos, gerar emprego e renda, tanto no Vale do Juruá quanto em Ucayali, além de aquecer o turismo.

Além do prefeito de Cruzeiro do Sul, que tem se dedicado a consolidar a comércio e turismo internacionais, o Governador Gladson Cameli, o vice-governador Major Rocha, o senador Márcio Bittar e o deputado estadual Luiz Gonzaga, tem sido grandes articuladores da integração entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa.

]]>
Prefeito em exercício prestigia comemoração do Dia da criança no Educandário de Cruzeiro do Sul Sat, 12 Oct 2019 19:17:31 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2106/?prefeito-em-exercicio-prestigia-comemoracao-do-dia-da-crianca-no-educandario-de-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2106/?prefeito-em-exercicio-prestigia-comemoracao-do-dia-da-crianca-no-educandario-de-cruzeiro-do-sul.html A festa em comemoração ao Dia da criança teve entrega de prêmios e muita diversão para a meninada do Educandário de Cruzeiro do Sul, na manhã deste sábado (12). O evento contou com a presença do prefeito em exercício Zequinha Lima que também se divertiu com a criançada.

Para festejar a data, a direção do Educandário contou com o apoio da Prefeitura e teve ainda uma parceria com as lojas Gazin da cidade. A instituição atende 100 crianças que participaram de diversas atividades. A festa também reuniu os alunos da escola Madre Anselma.

Depois de muita diversão e lazer em um parque de brinquedos montado no pátio do Educandário, a criançada participou da distribuição de prêmios. A programação só se encerrou no final da manhã.

A instituição presta assistência de saúde, cuida da assistência social e acompanha o desenvolvimento físico e mental das crianças. Também trabalho no fortalecimento de vínculos com as famílias que são de baixa renda.

"Temos uma série de atividades voltadas para fortalecer as relações entre a crianças e os pais e deixar as crianças mais saudáveis e mais felizes. Aqui todo dia é dia da criança, mas como hoje é um dia especial fizemos essa programação", disse Rinauro.

Para o prefeito em exercício, é uma data que não pode ser esquecida por se tratar da atenção as crianças que estão iniciando a vida social.

"Como é uma data especial, a Prefeitura sempre presta se apoio às instituições para que possamos torna esse dia de muita felicidade para nossas crianças", afirmou Zequinha.

]]>
Ilderlei Cordeiro estreita relações comerciais entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa Sat, 12 Oct 2019 10:07:11 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2105/?ilderlei-cordeiro-estreita-relacoes-comerciais-entre-cruzeiro-do-sul-e-pucallpa.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2105/?ilderlei-cordeiro-estreita-relacoes-comerciais-entre-cruzeiro-do-sul-e-pucallpa.html O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, foi recebido nesta sexta-feira, 11, pelo governador da região de Ucayali, Francisco Antonio Pezo Torres, e pelo prefeito de Pucallpa, Pérez Collazos, com quem tratou sobre as relações comerciais entre o Acre e o Peru, a partir do Vale do Juruá.

Ilderlei foi convidado por empresários peruanos a participar do Congresso Empresarial Amazônico (CEO), promovido em Departamento de Ucayali (PER). A comitiva cruzeirense conta ainda com a presença da secretária Municipal de Meio Ambiente, do presidente da Câmara de Vereadores, Clodoaldo Rodrigues, empresários jururaneses, entre outros.

“Parabéns ao governador de Ucayali e ao prefeito de Pucallpa, Pérez Collazos , por também ter interesse em consolidar a integração de turismo e comércio entre o Brasil e o Peru. Queremos fomentar a troca de produtos entre as duas regiões. E eu acredito que, muito em breve, estaremos realizando a integração aérea”, endossou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

O prefeito aproveitou a ocasião para doar a tradicional farinha de mandioca ao governador de Ucayali e ao prefeito de Pucallpa. Os gestores também enfatizaram a importância de se priorizarem as obras de pavimentação da rodovia que liga as cidades de Cruzeiro do Sul via Pucallpa.

“Não poderia deixar de agradecer ao senador Márcio Bittar, que tem nos ajudado e se empenhado para que esse sonho se concretize. Ele foi o responsável por trazer o Ministro Ricardo Sales a nossa cidade onde realizamos um debate referente a estrada que irá ligar Cruzeiro do Sul a Pucallpa”, disse Ilderlei.

Uma carta elaborada pelo governo do Acre e Prefeitura de Cruzeiro do Sul foi entregue aos presidentes do Brasil e Peru, Jair Bolsonaro e Martín Vizcarra.

“Essa integração vai beneficiar as duas regiões e esse é um momento de promover o comercio entre países irmãos, como o Brasil e o Peru”, endossou o prefeito de Pucallpa, Pérez Collazos, que agradeceu a visita de Ilderlei.

]]>