RSS Cruzeiro do Sul - AC Notícias de Cruzeiro do Sul/AC Wed, 14 Apr 2021 05:06:41 -0300 Wed, 14 Apr 2021 05:06:41 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://cruzeirodosul.ac.gov.br/rss Operação Cidade Limpa retira mais de 200 mil toneladas de entulhos na limpeza das Vilas Tue, 13 Apr 2021 23:09:02 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2922/?operacao-cidade-limpa-retira-mais-de-200-mil-toneladas-de-entulhos-na-limpeza-das-vilas.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2922/?operacao-cidade-limpa-retira-mais-de-200-mil-toneladas-de-entulhos-na-limpeza-das-vilas.html
Entre as principais ações realizadas pela operação em cada localidade estão serviços de roçagem, retirada de entulhos, baldeação e varrição. Todo material retirado das localidades foi devidamente encaminhado ao seu destino. Neste semana os trabalhos da Operação Cidade Limpa serão concluídos nas Vilas Assis Brasil e Pentecostes.

"Após a enchente estamos voltando com toda a nossa estrutura para continuarmos com as atividades da Operação Limpa nas vilas. Finalizamos as da BR-364, onde retiramos mais de 200 mil toneladas de entulhos. É muito lixo, no entanto, nosso prefeito Zequinha Lima nos determinou que façamos este trabalho em parceria com as subprefeituras para levarmos mais dignidade e saúde as nossos munícipes", disse Ygoor.

A gestão do prefeito Zequinha Lima completou neste final de semana 100 dias de gestão e o primeiro ato de sua administração foi o lançamento da Operação Cidade Limpa, que em contrapartida proporciona uma redução dos números de casos de dengue, através de uma boa educação ambiental e retirada de entulhos de bairros e vilas do município.

"Estamos observando que a população tem colaborado bastante, por onde passamos com a operação as pessoas tem colocado o entulho na frente das casas, podado as árvores, e feito sua parte, isso é muito importante. Nossas ações da operação continuam nos bairros e nas vilas, é muito importante mantermos esse processo de limpeza e retirada de entulhos para proporcionar mais saúde e bem-estar para nossa população, basta vermos que em 100 dias de gestão e com essa mega operação de limpeza já reduzimos mais de 90% os casos de dengue no município", finalizou o prefeito.]]>
Cruzeiro do Sul tem mais de 11% de sua população vacinada contra a Covid-19 Tue, 13 Apr 2021 19:06:12 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2921/?cruzeiro-do-sul-tem-mais-de-11-de-sua-populacao-vacinada-contra-a-covid-19.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2921/?cruzeiro-do-sul-tem-mais-de-11-de-sua-populacao-vacinada-contra-a-covid-19.html
Das 3.012 doses restantes, 1.230 estão em trânsito para a vacinação da população ribeirinha, 940 doses foram destinadas à vacinação dos profissionais de saúde que não foram aplicadas. A secretaria municipal de saúde já solicitou à Sesacre o remanejamento destas doses para a população idosa e aguarda autorização. As doses restantes deste cálculo são segundas doses destinadas a quem já recebeu a primeira aplicação.

Nos grupos vacinados detalhados no relatório estão profissionais de saúde, pessoas idosas acima de 64 anos, indígenas, forças de segurança e salvamento, acima de 60 anos institucionalizados, ribeirinhos e funcionários do sistema de privação de liberdade.

A vacinação dos indígenas é de responsabilidade do Distrito Sanitário Especial Indígena, mas também constam como doses aplicadas no município de Cruzeiro do Sul. O relatório completo foi encaminhado à Câmara de vereadores e ao Ministério Público Estadual, juntamente com a relação nominal de cada pessoa vacinada e as notas fiscais das vacinas.

“Fazemos questão de agir sempre com transparência, prestando todos os esclarecimentos necessários, para os órgão de controle e principalmente para nossa população. Temos avançado muito bem na vacinação, com a ajuda e empenho das nossas equipes, e sei que tão logo teremos todos vacinados”, falou o prefeito.]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul cria plano para inovar no turismo e fortalecer a economia local Tue, 13 Apr 2021 14:55:24 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2920/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-cria-plano-para-inovar-no-turismo-e-fortalecer-a-economia-local.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2920/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-cria-plano-para-inovar-no-turismo-e-fortalecer-a-economia-local.html A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo, preparou um Plano Municipal de Turismo e Empreendedorismo. Segundo a própria secretária de Turismo, Gleiciane Cruz, o plano foi feito em cima de ideias ousadas e inovadoras. E já foi apresentado para o prefeito Zequinha Lima e para o vice-prefeito Henrique Afonso, traça ações de impacto, que serão desenvolvidas ao longo dos quatro anos de mandato da atual gestão.

Entre os principais pontos apresentados está a revitalização de lugares históricos do município, como a construção de um mirante no Morro da Glória, recuperação do mirante do cais, antigo fórum, da Casa dos Ruelas e criação do Parque Ecológico Coração Verde.  

O vice-prefeito Henrique Afonso destacou a necessidade das ações serem realizadas de forma integrada entre as secretarias municipais para o desenvolvimento das ações de forma concreta.

“Tenho acompanhado o desenvolvimento do plano de turismo e estou muito feliz com os resultados. Os trabalhos vão acontecer de forma integrada, com a união de todas as secretarias. Temos uma equipe competente e vamos colher muitos resultados positivos ao longo da gestão”, enfatizou o vice-prefeito. 

O prefeito Zequinha Lima agradeceu o empenho de toda equipe, e se mostrou muito feliz com o projeto que busca proporcionar um novo visual para cidade, fortalecer o turismo e o desenvolvimento econômico da região.

“O turismo vai melhorar muito a vida das pessoas, atrair turistas para nossa cidade, vai ajudar bastante no período pós-pandemia. Estamos iniciando muito bem, com um plano para os próximos quatro anos. Estou muito feliz e com grandes expectativas de trabalho para nossa gestão. A nossa equipe está de parabéns pelo desenvolvimento desses projetos”, destacou o prefeito Zequinha Lima.

]]>
Prefeitura se reúne com Sebrae e Fieac para potencializar o turismo em Cruzeiro do Sul Mon, 12 Apr 2021 21:18:18 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2919/?prefeitura-se-reune-com-sebrae-e-fieac-para-potencializar-o-turismo-em-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2919/?prefeitura-se-reune-com-sebrae-e-fieac-para-potencializar-o-turismo-em-cruzeiro-do-sul.html
Para o diretor técnico do Sebrae, Lauro Santos, Cruzeiro do Sul tem muito potencial:

“Através dessa parceria que já temos com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, vamos potencializar o turismo na região, e uma das parcerias é voltada para o plano municipal de turismo, que envolve toda estratégia de turismo do município, com o leque de ações do Sebrae, trazendo também algumas ações do “Cidade Empreendedora” e também atender as demandas espontâneas desse segmento”, relatou o diretor.

Durante o encontro, o presidente da Fieac José Adriano enfatizou que o desenvolvimento do estado só é possível com a união e desenvolvimento das ações nos municípios.

“O sonho que temos é ver o desenvolvimento do estado, e isso só é possível através das prefeituras. Temos ouvido de perto as pessoas nos municípios. Cruzeiro do Sul está em ótimas mãos, e com os investimentos no turismo conseguimos inserir a sociedade nas ações, proporcionando acessibilidade a todos”, relatou o diretor da Fieac José Adriano.

O prefeito Zequinha Lima enfatizou que diante do momento de pandemia é necessário se reorganizar para oferecer novas oportunidades de renda para população.

“Cruzeiro do Sul é cheia de belezas naturais e tem clara vocação turística. Mas, só vamos aproveitar isso, se conseguirmos fortalecer e apoiar o turismo regional! Temos um planejamento, feito pela nossa equipe, para que possamos crescer como cidade turística. Isso acontecendo, vamos aquecer nossa economia, para que possamos investir na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, enfatizou o prefeito.]]>
Prefeitura assina convênios com 10 instituições e vai beneficiar atendimento na área social Mon, 12 Apr 2021 13:43:54 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2918/?prefeitura-assina-convenios-com-10-instituicoes-e-vai-beneficiar-atendimento-na-area-social.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2918/?prefeitura-assina-convenios-com-10-instituicoes-e-vai-beneficiar-atendimento-na-area-social.html
O Prefeito Zequinha Lima participou do evento, acompanhado de seu Vice-Prefeito; Henrique Afonso, da Secretária Municipal de Assistência Social; Delcimar Leite e dos representantes das instituições contempladas com os convênios.

Segundo o prefeito, o trabalho na área social será fortalecido durante seu mandato:
"Para nós é uma honra assinar esses convênios. O trabalho dessas instituições salva vidas! E faremos tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar”, disse Zequinha.

Para Raimundo dos Santos, o Branco, representante de uma das instituições contempladas com o convênio, mais que o valor financeiro, o importante é o reconhecimento do trabalho: "Ficamos muito felizes com o apoio financeiro, mas o maior valor que posso mencionar é o respeito que o executivo municipal mostra ao celebrar o convênio convidando todas as instituições aqui. Isso não acontecia. Nós hoje temos uma gestão com um olhar diferenciado para o trabalho das instituições da área social", parabenizou Branco.

Através dos convênios, as instituições vão receber ajuda financeira da prefeitura, para desenvolver e ampliar os trabalhos e ações que realizam junto à sociedade cruzeirense.

Quais foram as instituições?

Entre as dez instituições beneficiadas com o convênio estão : Fundação Assistencial e Educacional Betel, Sociedade Eunice Weaver (Educandário), Fundação Dom José Hascher, Missão Família, Diocese de Cruzeiro do Sul (Pastoral da Criança), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Shalom, Diocese de Cruzeiro do Sul (Pastoral Familiar), Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) e Centro de Recuperação Casa Reviver.]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura quadra coberta na Comunidade Simpatia Sun, 11 Apr 2021 19:31:03 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2917/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-inaugura-quadra-coberta-na-comunidade-simpatia.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2917/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-inaugura-quadra-coberta-na-comunidade-simpatia.html
O senador Sérgio Sérgio Petecão também participou da entrega, além do presidente da Câmara de Vereadores Franciney Freitas, os vereadores Betão da BR, Zaldo mototáxi, Antônio Cosmo, a primeira-dama Lurdinha Lima (coordenadora do Projeto Juruá Solidário) e secretários municipais. “Nossa prioridade será sempre a população, e vamos seguir como parceiros nesse objetivo sempre”, falou o senador Sérgio Petecão.

A deputada Jéssica Sales enfatizou a importância da união entre os poderes para levar benefícios para população rural e urbana, e parabenizou os trabalhos da gestão municipal.
“O Zequinha tem uma forma diferente de fazer gestão, e terá a oportunidade de mostrar isso para todos vocês, ele está ouvindo as comunidades, para saber o que cada local precisa, e eu estarei junto, em parceria com a prefeitura, para ajudar a gestão no que precisar, pois quem sai ganhando é nossa população”, relatou a deputada.

De acordo com o prefeito Zequinha Lima, mesmo durante a pandemia a prefeitura tem realizado todo esforço para dar continuidade as obras e não deixar os serviços pararem.
“Daqui a pouco, quando esse período de pandemia passar, essa quadra será muito usada e de bastante utilidade para os moradores. Para mim é uma honra está aqui na Comunidade Simpatia, acompanhado do Senador Petecão e da Deputada Jéssica Sales, que está trazendo investimentos para essa região, com oportunidade de inaugurar essa linda quadra, e podem ter certeza que as portas da prefeitura estarão sempre abertas para que possamos estabelecer mais e mais parcerias daqui para frente. Vamos caminhar juntos, pois temos que pensar nas pessoas que mais precisam”, destacou o prefeito.

Durante a visita o prefeito aproveitou para visitar a estrutura da unidade de saúde da comunidade, e afirmou que o local receberá em breve investimentos pra proporcionar os atendimentos de forma eficaz.]]>
Prefeitura realiza ação de saúde, ação social e defesa civil no rio Liberdade Sat, 10 Apr 2021 21:11:25 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2916/?prefeitura-realiza-acao-de-saude-acao-social-e-defesa-civil-no-rio-liberdade.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2916/?prefeitura-realiza-acao-de-saude-acao-social-e-defesa-civil-no-rio-liberdade.html
A ação trouxe uma equipe do programa de saúde fluvial que inclui uma médica, dentista, enfermeiras, técnicos e auxiliares em enfermagem. São realizados testes de COVID, Sífilis, HIV e hepatites, agendamentos de exames, dispensa de medicamentos básicos e a primeira dose de vacinação contra a COVID 19. A ação social também está presente realizando o cadastro do programa Bolsa Família.

A defesa civil municipal também está realizando a entrega dos donativos para as famílias atingidas pela cheia. Todas elas irão receber uma cesta básica.

Também ocorre a distribuição de colchões. Após 15 meses sem que a comunidade recebesse a visita de uma equipe de saúde, a ação ocorre ainda nos primeiros cem dias de mandato do prefeito Zequinha Lima.

O apoio de saúde, ação social e defesa civil chega num momento importante para a comunidade, recentemente afetada pela alagação, e com as dificuldades e preocupações geradas pela pandemia.

“Este programa quer intensificar e manter esse atendimento constantemente. É uma determinação do prefeito Zequinha Lima que nós possamos melhorar e levar este atendimento aos nossos ribeirinhos”, disse o secretário municipal de saúde, Dr. Agnaldo Lima.

A subprefeita do rio Liberdade, Dona Branca, destacou que a comunidade estava há muito tempo sem receber atendimento de saúde.

“Há mais de um ano a comunidade não recebia atendimento médico e hoje chegar essas ações, é uma felicidade para nós e uma necessidade para as pessoas daqui”, disse.

O prefeito Zequinha Lima esteve presente na abertura da ação, que deve continuar até o dia 21. Na ocasião, ouviu as demandas da comunidade, as quais será dado encaminhamento. Os vereadores Betão, Zaldo e o Presidente da Câmara Franciney Freitas e a subprefeita da Vila, a Branca, também acompanharam o prefeito nos atendimentos.

“Quando o poder público se aproxima da sociedade quem ganha é a sociedade, então é de extrema importância também para nós essa vinda do prefeito ouvir o trabalhador in loco”, disse Albecir Brito, coordenador de ensino da Escola Estadual Joaquim Nogueira.

O prefeito reafirmou sua intenção de intensificar a presença do poder público municipal junto ás comunidades ribeirinhas.

“Esse atendimento será rotina. Nossa intenção é realizar a cada três meses, não apenas aqui no Liberdade, mas em todos os rios de Cruzeiro do Sul”, enfatizou o prefeito Zequinha Lima.]]>
Prefeitura realiza vacinação contra a Covid-19 para idade de 62 anos em Cruzeiro do Sul Sat, 10 Apr 2021 20:00:18 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2915/?prefeitura-realiza-vacinacao-contra-a-covid-19-para-idade-de-62-anos-em-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2915/?prefeitura-realiza-vacinacao-contra-a-covid-19-para-idade-de-62-anos-em-cruzeiro-do-sul.html
Além dessa faixa etária, foram atendidos profissionais de saúde e 2ª dose para os idosos que tomaram a vacina do Butantã até o dia 20 de março. O município aguarda a chegada de mais doses de vacinas para ampliar a cobertura vacinal da idade de 60 e 61 anos.

O Prefeito Zequinha Lima enfatizou a importância da vacinação para vencer o vírus e salvar vidas.
“Estamos muito esperançosos. Hoje já estamos chegando na faixa-etária de 62 anos de idade, e em breve, chegando mais doses da vacina, iremos prosseguir para as próximas faixa-etárias. Cada pessoa que se vacina, recebe junto com o imunizante uma dose de esperança, de alegria e de certeza que juntos venceremos”, relatou o prefeito.

No total foram vacinadas 428 pessoas do publico alvo neste sábado.]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul retoma obras e aproveita recursos de emendas da deputada Jéssica Sales Fri, 09 Apr 2021 15:14:13 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2914/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-retoma-obras-e-aproveita-recursos-de-emendas-da-deputada-jessica-sales.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2914/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-retoma-obras-e-aproveita-recursos-de-emendas-da-deputada-jessica-sales.html
A primeira agenda foi uma visita institucional feita pela deputada ao gabinete do prefeito. Depois, ambos foram ao Mercado do Peixe, onde o prefeito Zequinha assinou ordem de serviço para a esperada ampliação do mercado e construção de uma fábrica de gelo, obras que vão beneficiar muito os vendedores e pescadores.

Depois do Mercado do Peixe, o prefeito e a deputada visitaram as obras do Mercado Popular, antiga reivindicação dos camelôs da cidade.

Ainda houveram vistas a Fábrica de Citronela, ao Complexo Esportivo e ao prédio da Rodoviária de Cruzeiro do sul. Todas as obras estão sendo retomadas pela gestão do prefeito Zequinha e são frutos de emendas parlamentares de deputada Jéssica Sales.

"Ao todos são 75 milhões que destinei só pra Cruzeiro do Sul. As obras pararam pois faltava gestão, mas agora que temos uma prefeito parceiro e que coloca o bem da população em primeiro lugar. Eu tenho muita fé que esse recurso vai ajudar muito o município e as pessoas de Cruzeiro do Sul", declarou Jéssica.

Para Zequinha Lima, quando a eleição acaba, os eleitos devem ser unir para ajudar os que mais precisam: "A Jéssica tem sido a deputada que mais tem enviado recursos para Cruzeiro do Sul. Eu sou muito grato por isso! O bom da política é o debate de ideias, temos ideias políticas diferentes, e isso é democracia. Mas, quando termina a eleição temos que desmontar o palanque e pensar nas pessoas, nosso compromisso é com elas.  E seguiu: "Quero muito agradecer esse gesto da deputada. Vamos mostrar que durante o mandato não existe diferença política, existe parceria por Cruzeiro do Sul. Eu garanto que todas as emendas que a deputada nos enviar, serão tratadas com muita competência e responsabilidade, faremos de tudo para não perder nenhum centavo e aplicar tudo na melhoria da qualidade de vida das pessoas da nossa cidade", finalizou o prefeito.

*Valor das obras visitadas*

As obras visitadas no dia de hoje por Zequinha Lima e Jéssica Sales, já estão sendo retomadas pela prefeitura. Para ampliação do Mercado do Peixe e Construção da Fábrica de gelo; a parlamentar destinou 400 mil, para o Mercado Popular; 1 milhão, para o Complexo Esportivo; 5 milhões, para o prédio da Rodoviária de CruzeirodoSul; 1 milhão e o mesmo valor para a Destilaria de Óleo de Citronela.]]>
Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega donativos para o Educandário Fri, 09 Apr 2021 14:23:51 -0300 https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2913/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-entrega-donativos-para-o-educandario.html https://cruzeirodosul.ac.gov.br/noticia/visualizar/id/2913/?prefeitura-de-cruzeiro-do-sul-entrega-donativos-para-o-educandario.html
O Educandário presta assistência de saúde, cuida da assistência social e acompanha o desenvolvimento físico e mental das crianças. Também trabalha no fortalecimento de vínculos com as famílias que são de baixa renda.

O diretor presidente da instituição, Rinauro Lima, agradeceu o apoio. “O Educandário de Cruzeiro do Sul só tem a agradecer a essa imensa rede de solidariedade montada pelo prefeito Zequinha, pela secretária de assistência social Delcimar Leite e também a presença da primeira-dama Lurdinha Lima, por ajudar as famílias atendidas por essa instituição. Esses donativos chegaram em um momento muito oportuno e as famílias estão muitos muito agradecidas,” destacou ele.

A ação foi uma iniciativa da Prefeitura, para ajudar famílias com vulnerabilidade social, que estão passando por dificuldades nesse tempo da Pandemia do Covid-19 como relatou a secretária de assistência social Delcimar Leite.

“Estamos entregando hoje esses donativos para ajudar as famílias que estão em um momento difícil, pois muitos pais são de baixa renda e a pandemia do Coronavírus também trouxe muitas dificuldades para elas,” frisou Delcimar Leite.

A coordenadora do projeto Juruá Solidário Lurdinha Lima, que participou da entrega, falou sobre a importância dessa ajuda para as famílias. “Fico muito feliz em ver tantas famílias sendo contempladas, isso mostra que a união de esforços tem ajudado a muitas pessoas que precisam,” disse ela.]]>