top of page

Rio Juruá atinge marca de 13,52 metros e Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue monitorando áreas de risco

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 17 de mar.
  • 2 min de leitura

Na manhã desta segunda-feira, 17 , o Rio Juruá atingiu a marca de 13,52 metros, e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue em alerta e monitorando as áreas alagadas. O prefeito Zequinha Lima acompanhou a Defesa Civil na vistoria das zonas mais afetadas, como no bairro da Várzea. Em alguns locais só é possível chegar em pequenas canoas.


De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Lima, o rio segue subindo, o que aumenta a preocupação das autoridades. “O rio está 52 centímetros acima da cota de transbordo e continua subindo é nós municípios vizinhos, como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, também estão registrando elevações.  Todos os afluentes continuam despejando água na calha do Juruá, o que pode piorar ainda mais a situação. As previsões meteorológicas indicam que até o dia 22, há a possibilidade de até 150 mm de chuva, o que pode agravar a cheia”, explicou Lima.

Apesar do nível preocupante, até o momento nenhuma família foi retirada das suas casas, mas 45 residências tiveram a energia elétrica desligada devido aos riscos das inundações. A prefeitura já montou toda a estrutura necessária para agir rapidamente, caso seja necessário retirar as famílias afetadas.


O morador da Várzea, Antônio Arnaldo de Souza, disse que ficou mais tranquilo depois da ida do prefeito ao local.


“Eu acho importante essa visita do prefeito nas áreas onde a alagação chega pra ver a necessidade de perto porque na situação que nós vivemos aqui, dentro desse baixo, a água inunda todas as casas aí tem que tirar as crianças e com a ajuda do prefeito a gente fica muito satisfeito, porque tem uma esperança que no dia que a gente não puder estar mais dentro de casa, tem um braço forte que pode ajudar a gente”, contou ele.

“O plano de contingência já está em ação. Todos os anos, nossas equipes ficam de prontidão para atender à população nas demandas que surgem com as enchentes. Já temos abrigos prontos, barcos, caminhonetes, caminhões e até mesmo uma tenda montada na margem do rio. A estrutura está completa e contamos com o apoio das instituições parceiras, como o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro. Temos 25 homens da Defesa Civil em campo, mas todos os outros estão em alerta. Se necessário, todos estarão prontos para prestar o primeiro socorro às famílias”, destacou o prefeito Zequinha Lima.

O prefeito também alertou as famílias em risco para que procurem a Defesa Civil em caso de necessidade de assistência. “Estamos sempre atentos e vigilantes. Se alguém sentir que sua casa não oferece mais segurança, pode nos procurar. Temos abrigos prontos e todos os recursos necessários para garantir a segurança de todos”, finalizou.


A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul

deve ser acionada pelo número 68 999656237 ou pelo 193 do Corpo de Bombeiros.


SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Cruzeiro do Sul - Estado do Acre

CNPJ 04.012.548/0001-02


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Portal de Transparência


📱Fone: +55 (68) 3322 - 2169 / 3322-1256 (Ouvidor Louise Figueiredo - Decreto N°220/2025)

🏢 Rua Madre Adelgundes Becker nº 222, CEP 69.980.000, Miritizal, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil.

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 Pedidos por meio do sistema Fala.BR (clique aqui)

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Fale no Turismo

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page