Programa Avança Cruzeiro traz a democracia participativa para a gestão municipal

Neste sábado, 15, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul dará um passo significativo rumo ao desenvolvimento sustentável e inclusivo com o lançamento do "Programa Avança Cruzeiro".  O evento tem início as 8:h30 no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre- UFAC.

Todo cidadão tem o direito de participar. Um dos objetivos do programa é evitar a descontinuidade das ações do poder público municipal, garantindo um planejamento de longo prazo. Liderado pela gestão do Prefeito Zequinha, o programa busca alinhar as políticas municipais com a Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.

Com um foco em planejamento estratégico participativo, o programa pretende envolver toda a comunidade no processo de decisão, garantindo que a voz dos cidadãos seja ouvida e considerada. Durante o evento de lançamento, serão realizadas 11 oficinas simultâneas, abrangendo diversas áreas essenciais como Gestão Pública, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e mais. Cada oficina buscará identificar os principais desafios e propor soluções práticas para os problemas enfrentados tanto na zona urbana quanto rural.

Este modelo de democracia participativa é uma estratégia chave para garantir que os planos de desenvolvimento de Cruzeiro do Sul não sejam apenas um reflexo das necessidades atuais, mas também uma fundação sólida para os próximos dez anos. Isso é crucial para evitar a descontinuidade administrativa com mudanças de gestão.

" Através deste engajamento coletivo, a prefeitura espera compilar um plano de gestão que transforme as aspirações da comunidade em ações concretas e sustentáveis.

O "Programa Avança Cruzeiro" não é apenas uma política pública; é uma promessa de um futuro melhor para todos os cidadãos de Cruzeiro do Sul, construído com base nas premissas de inclusão, sustentabilidade e responsabilidade compartilhada", citou o secretário de Articulação Institucionalexplicou José Maria Freitas.