
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul é parceira do Navio-Hospital Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, que chegou à cidade com o objetivo de oferecer cerca de dez mil atendimento de saúde à população do município. Os serviços de consultas médicas, serviços odontológicos e exames como mamografias e ultrassonografias começarão a ser ofertados a partir de segunda-feira, 17, na embarcação, no bairro da Várzea.
Nesta sexta-14, os detalhes para o atendimento foram alinhados em uma reunião com os militares, governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul.

“A nossa meta de atendimento na operação Acre 25 são cerca de 9 a 10 mil atendimentos, somente em Cruzeiro do Sul e nas localidades próximas, como Porto Walter, Triunfo, Paraná dos Mouras e Marechal Thaumaturgo, nós temos a previsão de atendimento de no total de 7 a 8 mil atendimentos. Nosso grande objetivo é enfrentar os desafios do rio Juruá e alcançar essas comunidades mais isoladas e fazer o melhor serviço possível para essas comunidades”, citou o comandante da tripulação,Capitão de Corveta Alan Maforte.

O secretário de Saúde, Marcelo Siqueira, destacou a importância dessa colaboração.
“Vamos entrar com insumos e profissionais para alcançar o maior número de pessoas possível em Cruzeiro do Sul, principalmente na área odontológica. Vamos transportar as pessoas até a embarcação e lá elas terão assistência integral nessa área. Estivemos reunidos com a Marinha do Brasil, com o Governo do Acre para articular os atendimentos e certamente vamos levar, juntamente com essa articulação de forças, o melhor para o cidadão cruzeirense, principalmente os que mais precisam, que estão nas comunidades de difícil acesso no município de Cruzeiro do Sul”, disse ele.
Patrimônio Fluvial
Construído em 1997 a pedido do então governador Orleir Messias Cameli, o navio teve sua obra executada em Manaus. Desde então, tornou-se um importante aliado nas águas da região, com sua base em Cruzeiro do Sul. Em janeiro de 2000, a embarcação foi cedida à Marinha do Brasil por meio de um acordo de cessão de uso, promovido pelo ex-governador Jorge Viana. Com essa parceria, o navio passou a contar com equipamentos de última geração, habilitando-o a realizar uma variedade de exames, incluindo ultrassonografia e mamografia.
