Anualmente a Unidade de Saúde Fluvial da prefeitura de Cruzeiro do Sul garante cerca de 12 mil atendimentos a moradores dos rios Juruá, Mirim e Valparaiso, onde a UBS, fica aportada. Os atendimentos, que estavam suspensos há 40 dias para manutenção da unidade e planejamento das equipes de saúde, foram retomados nesta quinta-feira, 6, com a presença do prefeito Zequinha Lima.
A unidade volta a funcionar com 2 equipes que se revezam a cada 15 dias ofertando consultas médicas, atendimento odontológicos, vacinação, exame preventivo, e pré-natal, atendendo 32 comunidades ribeirinhas dos 3 rios.
Edvan dos Santos destacou a importância dos atendimentos nas comunidades rurais.
" Não houve necessidade de ir para a cidade porque ter a base de saúde aqui está ajudando muito. Fui atendido pelo médico e agora é continuar com o tratamento. Está de parabéns o prefeito Zequinha Lima pela manutenção dessa unidade de saúde aqui." Concluiu Edvan.
A coordenadora da unidade, enfermeira Adriana Araújo disse a unidade precisou parar depois de ficar funcionando durante os 4 anos da primeira gestão de Zequinha Lima. "Foi preciso parar um pouco a nossa unidade que estava funcionando desde o início da gestão passada do prefeito Zequinha Lima em atendimentos.Hoje damos início novamente às atividades, tanto aqui dentro dessa unidade e fora, e prestando assistência tanto para viajantes, como para a nossa própria população diária, que são as pessoas que moram aqui. Estamos aqui como referência, eles não precisam se deslocar até a cidade para resolver situações de unidade básicas. Agradecemos o prefeito Zequinha Lima por dar condições de levarmos saúde a população mais distante”, pontuou Adriana Araújo.
O prefeito Zequinha Lima destacou a importância da UBS no atendimento da comunidades e garantiu a manutenção dos serviços.
"O nosso barco que é um posto de saúde fluvial passa o ano inteiro aqui nessa região, atendendo os ribeirinhos do Juruá, do Valparaíso e do Juruá Mirim, exatamente para que a gente possa estar com a saúde mais próximo das pessoas. Hoje estamos recomeçando os trabalhos sob a coordenação da enfermeira Adriana e fiz questão de vim acompanhar de perto, porque essa base realiza em torno de 12 mil atendimentos anual. Nós vamos intensificar cada vez mais esse trabalho porque entendemos que a saúde é fundamental para as pessoas. Muitos dos procedimentos que hoje são feitos aqui nessa UBS fluvial só eram feitos em cruzeiro do sul, como tratamento dentário, obturação restauração, consultas, dentre outros hoje são feitos aqui. Então aquilo que nós pudermos fazer como gestão para aproximar cada vez mais à saúde das pessoas nós vamos fazer”, concluiu o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.