O prefeito Zequinha Lima e o vice-governador do Estado do Acre, Welles Rocha, assinaram, na manhã desta sexta-feira (1⁰ de julho) o termo de doação com encargos do Imóvel da União Bairro Aeroporto Velho. O documento transfere o domínio das terras para que o município tenha a competência jurisdicional para emitir títulos ao moradores do local.
O nome do bairro se deve ao fato de que foi onde funcionou o primeiro aeroporto da cidade. Depois que a pista aérea foi desativada, o terreno começou a ser ocupado por moradores. Atualmente, mais de 250 famílias moram no local, mas não tinham direito à propriedade dos lotes devido as terras pertencerem à União.
Por meio de uma intersecção da deputada federal Mara Rocha, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), os terrenos foram doadas para o município.
"Estou feliz em poder dar essa notícia boa para aqueles moradores que vivem há mais de 30 anos naquela localidade e que hoje vão ter a possibilidade de serem proprietários de fato e de direito e com a segurança que não vão sair", declarou Rocha, que representou a sua irmã, deputada Mara Rocha, no ato de assinatura do termo que ocorreu no gabinete do prefeito de Cruzeiro do Sul.
O morador Edson Fidelis, que foi presidente do Aeroporto Velho por vários anos, representou a população do bairro durante a assinatura do documento.
"Só temos a agradecer a essas pessoas que tiveram empenhadas para que isso tivesse acontecendo hoje. Essa é uma batalha nossa que já durava mais de 35 anos e que hoje está se tornando realidade", lembrou Fidelis.
O prefeito Zequinha Lima já anunciou que a próxima etapa agora é passar a emitir os títulos definitivo de terras para os moradores.
"Graças a Deus hoje estamos cumprindo uma parte importante desse processo que é receber do governo federal as terras para que a gente possa documentar. Para isso tivemos o apoio de muitas pessoas e instituições a começar pela SPU, a deputada Mara Rocha, que usou sua influência em Brasília, também ajudou para isso. Em breve, se Deus quiser, vamos está entregando o título definitivo da propriedade para os moradores, pois esse é o maior sonho daquelas famílias", garantiu Zequinha.