A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde,
esta realizando a campanha de vacinação contra a Influenza, a ação iniciou na sexta-feira, 22, e segue neste sábado, 23, com uma tenda na Avenida 25 de agosto, e uma equipe preparada para atender a população que precisa tomar a vacina contra Influenza e a também atualizar a sua carteira de vacinação.
Com meta para vacinar 32 mil pessoas e um pouco mais de 12.500 doses aplicadas da vacina contra a gripe, estão sendo intensificada as ações de busca ativa para chegar a meta necessária. Diante disso, outras ações serão desenvolvidas no centro comercial da cidade a partir da próxima semana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde as ações para atingir as metas do Ministério da Saúde serão intensificadas em Cruzeiro do Sul e atualmente a vacinação contra a gripe está disponibilizada para todas as idades, não apenas para para os públicos prioritários.
O Mototaxista José Francisco disse que aproveitou a ação desenvolvida, para tomar a vacina, uma vez que não tem muito tempo de ir à unidade de saúde: "Vim aproveitar que está fácil para tomar a vacina, bem aqui aqui na beira da rua, então, já parei para que aplicassem a minha, e assim me prevenir porque a gente que trabalha exposto ao sol e a chuva quando pega uma gripe, demora pra conseguir ficar bom. É importante que a população aproveite, porque está muito fácil, essa é uma doença que quando um pega, ela derruba todos da casa. Por isso, é melhor tomar a vacina, para que não aconteça o pior. Já fazia tempo que precisava atualizar a minha, mas não tinha tempo de ir no posto de saúde”.
Elania Borges, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização de Cruzeiro do Sul, disse que as ações serão desenvolvidas para atingir a meta, porém as unidades de saúde estarão atendendo até o dia 31 de janeiro de 2025.
"A nossa meta é de atingir 32 mil doses aplicadas, porém, até o momento fizemos pouco mais de 12 mil doses. E hoje nós estamos aqui nesse ponto da tenda, na rotatória da 25 de agosto, aguardando pela população e iremos continuar até as 17h da tarde”.
A vacinação segue nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, até as 19h da noite, e na zona rural até as 13h da tarde.”
As ações continuam
A partir da próxima segunda-feira, 25, as ações continuam, no centro da cidade, nos comércios e também para as pessoas que queiram ser imunizadas, como explicou Elania Borges:
“Então nós vamos descer no centro da cidade, para estar vacinando aquela população que deseja, que queira, e iremos oportunizar as pessoas. A princípio a vacina seria apenas os grupos prioritários, que são idosos, crianças, profissionais de saúde, professores, puérperas, gestantes, e os povos indígenas, mas o Ministério da Saúde resolveu abrir para a população geral, todos precisam estar imunizados," finalizou ela.