Prefeitura de Cruzeiro do Sul promove capacitação para barqueiros dos Rios Croa e Liberdade
- Assessoria de Comunicação
- 9 de abr.
- 2 min de leitura


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoveu junto com a Marinha do Brasil e com o Serviço Móvel de Urgência -Samu, vários cursos para os barqueiros dos Rios Crôa e Liberdade incluindo primeiros socorros, combate a pequenos incêndios e educação ambiental. Houve também uma capacitação para que os barqueiros dos Rios Crôa e Liberdade obtenham a Carteira de Habilitação Náutica. A entrega dos certificados e das habilitações acontecerá em data futura. As carteiras terão validade de cinco anos, sendo necessária a renovação periódica para garantir a regularização dos profissionais

O curso foi realizado na Pousada e Restaurante Sabor e Lenha, às margens do Rio Croa, com início no dia 31 de março e encerramento nesta quarta-feira, 9 de abril com 30 barqueiros.
O objetivo foi preparar os profissionais que atuam com turismo na comunidade local, para lidar com situações de emergência, elevando o nível de segurança e qualificação no atendimento aos turistas que visitam a região.

A iniciativa contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Governo do Estado do Acre, SAMU, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marinha do Brasil, Associação dos Moradores do Rio Croa e o Sindicato dos Aquaviários do Acre (SINTAAC).
A barqueira Maria Glaídes, moradora do Croa há mais de 19 anos, participou da capacitação e celebrou o conhecimento adquirido. Para ela, o curso traz aprendizados que vão além da regularização profissional. “A gente tem que ter a nossa carteira para melhorar o transporte, porque quando colocamos alguém dentro do nosso barco, temos uma responsabilidade muito grande. Temos que garantir que essa pessoa volte em segurança, do mesmo jeito que entrou”, afirmou.
Glaídes também ressaltou que, como as embarcações são o único meio de transporte dos moradores do Croa, é fundamental que o serviço seja feito com responsabilidade. “Aqui a gente só se locomove de canoa. Então, precisamos saber conduzir da forma certa”, destacou.

As capacitações foram ministradas por profissionais da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, SAMU e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com a secretária municipal de Turismo, Janaína Terças, a ação é um marco para o turismo local. “Nos unimos numa grande ação de capacitação. Tudo isso para oferecer mais segurança aos turistas que visitam o Croa. Agora, em situações de afogamento ou princípio de incêndio, os barqueiros estarão preparados para agir”, destacou.
Segundo o adjunto da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, suboficial Marcelo Farias, da Marinha do Brasil, responsável por ministrar parte do curso, os três pilares da formação foram a segurança da população, a salvaguarda da vida humana e o controle da poluição hídrica. “Capacitar os barqueiros significa não apenas garantir uma condução segura da comunidade e dos turistas, mas também proteger o meio ambiente. A gente trabalha com situações práticas e reais, somando a experiência dos barqueiros com as normas da autoridade marítima. Isso fortalece o turismo local, pois o visitante se sente mais seguro e confiante ao ser transportado com responsabilidade”, explicou

