A Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quinta-feira, 27, o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA). O espaço foi entregue à Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul (APAAA) e teve um custo total de R$ 820 mil, financiado por emenda parlamentar, com uma contrapartida adicional de R$ 50 mil do município.
O Defensor Público João Augusto Câmara enfatizou a relevância do novo centro:
"Esse centro é algo que viabilizará a inclusão social das pessoas com o espectro. Ele vai disseminar conhecimento para a sociedade sobre o transtorno, como conviver com ele, e oferecerá suporte a todos os familiares dos autistas”.
A APAAA é composta por doze membros e tem como presidente o pedagogo Peter Roger Nogueira dos Santos.
Peter Roger Nogueira dos Santos, Presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul, destacou a importância da nova unidade.
"Hoje nós iremos contar com um espaço digno, acolhedor para as pessoas com autismo daqui de Cruzeiro do Sul. Nós temos 350 famílias cadastradas na instituição. Inicialmente, iremos iniciar com o atendimento de cerca de 50 crianças nos primeiros atendimentos, ampliando posteriormente. Desenvolvemos atendimento pedagógico, terapêutico e domiciliar na instituição. Este será um local de referência para a região do Juruá."
Edney Mesquita da Costa, servidor público, compartilhou sua experiência:
"Tenho 46 anos e, há dois anos, fui diagnosticado com autismo. Para mim, é de extrema importância a inauguração do Centro do Autista, pois trará profissionais que possam nos dar as terapias necessárias e nos oferecer um grande apoio. Na minha época, não havia muita informação sobre autismo. Passei minha infância e adolescência sem saber o que realmente tinha. Hoje, há muito mais informação, e cada dia mais pessoas que não foram diagnosticadas na adolescência estão sendo diagnosticadas na fase adulta. Este centro será um ponto de referência para tratamento, terapia e apoio."
O Prefeito Zequinha Lima ressaltou os esforços contínuos da prefeitura em apoiar a causa dos autistas:
"A Prefeitura tem abraçado essa causa dos autistas. Quando, em 2021, nós criamos o AMA, que era exatamente para atender esse público exclusivo. O AMA cresceu tanto que nós tivemos que mudar de sede para um espaço maior, dobrando inclusive a equipe, trabalhando no turno da manhã, no turno da tarde e entrando na noite. Semana passada, entregamos para a sociedade mais um espaço, que é o Centrim, dedicado aos casos mais moderados e os casos mais severos. E hoje aqui, depois de um esforço enorme que a Prefeitura tem feito, estamos entregando mais um espaço, agora desta vez, para a Associação dos Autistas. Aqui eles têm uma equipe, aqui eles vão administrar este prédio. Será mais uma alternativa que os nossos autistas terão para fazer suas terapias, para estar visitando aqui, para que os pais possam trazer seus filhos aqui e ter a terapia necessária para o dia a dia. De maneira que aqui teremos também emendas parlamentares dos nossos senadores e deputados federais para garantir a manutenção, o funcionamento, e a contratação, e nós da prefeitura também faremos um convênio para melhorar e facilitar a contratação de alguns profissionais."
Funcionamento
O novo espaço tem salas de atendimentos específicos, brinquedoteca, espaços de acolhimento e auditório. O público-alvo são crianças, adolescentes e adultos com TEA e atualmente, são mais de 350 famílias que estão cadastradas na instituição. Os horários de atendimentos serão das 7h ás 11h da manhã e das 13h às 17h e conta com profissionais como: assistentes, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, neuropsicopedagogos e pedagogos.