Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega primeira etapa da Casa do Produtor Rural e assina Ordem de Serviço para Reforma do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Nesta sexta-feira, 05, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul entregou a primeira etapa da Casa do Produtor Rural, que será no bairro do Aeroporto Velho - antiga fábrica de asfalto, e deu a ordem de serviço para a reforma do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O evento teve a presença de autoridades locais e representantes do setor.

A Casa do Produtor Rural, cuja obra está 90% concluída, terá capacidade para abrigar 40 pessoas e representa um investimento de 2 milhões de reais, provenientes de uma emenda parlamentar da atual vice-governadora e ex-senadora Maílza Assis.

O objetivo é garantir um excelente acolhimento aos ribeirinhos, seringueiros, produtores rurais e populações de municípios adjacentes que precisem se deslocar para Cruzeiro do Sul para tratamento fora de domicílio. "Aqui é um recurso da ex-senadora Maílza, agora vice-governadora do Estado, que colocou um recurso de dois milhões de reais pra essa obra que é um marco para a gestão," afirmou Izaac Ibernon, diretor de planejamento, destacando a importância do investimento para a cidade.

"Vai ser um local para o agricultor, porque quando ele vier para a cidade vender seus produtos, ter onde ficar, uma dormida digna e café da manhã," complementou Izaac Ibernon.

A obra conta com a parceria de várias instituições, incluindo a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o Governo do Estado do Acre, a Diocese de Cruzeiro do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde. O termo de convênio nº 34/2023 firmado entre a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado do Acre prevê um investimento total de R$ 299.440,00, dividido entre material de consumo e material permanente para a estrutura e para garantir o funcionamento da Casa de Apoio do Juruá.

Na ocasião, o Prefeito Zequinha Lima também assinou a ordem de serviço para a reforma do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um investimento de 150 mil reais em uma parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Sindicato. "Hoje o Prefeito vai estar assinando junto com o Sindicato Rural um pedido que já vem há bastante tempo do Sindicato, que é a reforma da sede social do sindicato" explicou Izaac Ibernon.

O prefeito Zequinha Lima enfatizou a importância dessas iniciativas para fortalecer o setor rural e apoiar os trabalhadores que são a base da economia local. "Estamos empenhados em proporcionar melhores condições para nossos produtores e trabalhadores rurais. A reforma do Sindicato e a conclusão da Casa do Produtor Rural são apenas alguns dos muitos passos que estamos dando para apoiar este importante setor," destacou o prefeito.

A Casa do Produtor Rural, ao ser totalmente concluída, oferecerá um espaço confortável e funcional para até 40 produtores, facilitando suas estadias em Cruzeiro do Sul. "Ela vai ter oito dormitórios, com a capacidade de abrigar diariamente 40 produtores rurais, inclusive com berçários," afirmou Izaac Ibernon, detalhando as acomodações do novo espaço.

Wilson da Silva Oliveira, presidente do Ramal do Zé Alves, também expressou sua satisfação com os projetos. "É histórico em gestões públicas, alguém ter o carinho, a sensibilidade com o produtor igual o Zequinha está tendo. Isso é fundamental para o produtor. A ideia é tão estratégica, que um produtor que trouxer alguém doente, já vai ter poder ter o conforto, tomar um banho, vir fazer uma janta ou um almoço, isso é fundamental."

Francinildo Nunes de Oliveira, presidente da Associação Vitória Régia do Croa, também destacou a importância da inauguração. "É essencial para o produtor rural, onde ele vai ter um apoio com suas famílias que necessitarem, a gente não quer que ninguém necessite, mas caso necessitarem de vir para o Hospital do Juruá fazer tratamento terão esse local de apoio. Eu acho que o prefeito Zequinha, fez a melhor coisa para o produtor rural, além de muitas que ele tem feito, mas essa foi uma das melhores."

Francisco Elino da Silva Alencar, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ressaltou a sensibilidade do prefeito Zequinha Lima em atender às necessidades dos produtores. "Isso é um fato inédito, essa entrega dessa casa de passagem do produtor rural. Você vê a sensibilidade do nosso prefeito Zequinha Lima na hora de fazer isso, porque isso foi uma coisa que na campanha ele falou lá no mercado do Beira Rio, e as pessoas aí já tinham até se esquecido, mas ele não se esquece. Então, hoje foi o único prefeito que prometeu e está cumprindo."

O prefeito Zequinha Lima também destacou a importância da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. "Eu também assinei hoje com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que é um parceiro da nossa gestão. O sindicato, quando eu estive lá, estava em situação muito difícil, caindo aos pedaços, e o sindicato não tem condição de fazer uma reforma daquela. E eu assumi o compromisso com ele, porque na hora que nós reformamos o sindicato rural, nós estamos ajudando também os trabalhadores rurais a receber bem, a ter um ambiente legal lá," afirmou Zequinha Lima.

As ações são parte de um esforço maior da administração de Zequinha Lima para impulsionar o desenvolvimento rural e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e produtores rurais de Cruzeiro do Sul. "Vamos continuar trabalhando, firme, forte, olhando para a frente," concluiu o prefeito.