Prefeitura de Cruzeiro do Sul e APAA abrem Semana de Conscientização do Autismo
- Assessoria de Comunicação
- 1 de abr.
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira, 1º, a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul -APAA, deu início à Semana de Conscientização do Autismo, no Centro Diocesano. O evento marca o Dia Mundial do Autismo, celebrado na quarta-feira,2, e conta com uma série de atividades até sexta-feira ,4. O prefeito Zequinha Lima e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, participaram da abertura, reforçando o compromisso da gestão municipal com a causa.
O presidente da APAA, Peter Roges, destacou a importância da iniciativa e citou a programação da semana. “Teremos uma programação especial, incluindo um workshop para profissionais da educação especial e uma atividade voltada para as mães, abordando a saúde mental dos cuidadores de pessoas com autismo, é uma caminhada saindo do posto bons amigos na sexta-feira, para finalizar as ações”, afirmou.

Cruzeiro do Sul conta com três serviços essenciais para o atendimento ao público autista: a APAA, localizada ao lado do Ginásio Bezerrão; o Atendimento Municipal ao Autista (AMA), um serviço mantido pela Prefeitura; e o Centrin, uma instituição privada contratada pela prefeitura para prestar atendimento especializado.
A unidade do AMA conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, educador físico, além de profissionais da área de educação aplicada e do corpo administrativo.
O Centrin segue o mesmo perfil de atendimento, acrescido dos serviços de neuropsicopedagogia.
Roger também ressaltou que, embora o autismo seja o foco da associação, é fundamental ampliar o olhar do poder público para outras condições como TDAH, dislexia e deficiências intelectuais.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, enfatizou que Cruzeiro do Sul é referência na região Norte no atendimento a pessoas com autismo. “Sabemos que ainda há muito a melhorar, mas hoje ofertamos um atendimento digno e de qualidade. O AMA acolhe e oferece serviços como fisioterapia, psicologia e atendimento psicopedagógico, enquanto o Centrin complementa com atendimentos especializados”, explicou.

O prefeito Zequinha Lima reforçou que Cruzeiro do Sul é pioneira no atendimento ao autismo, tratando a questão como prioridade. “Criamos o AMA em 2021, que atende cerca de 140 crianças diariamente, além de prestar suporte aos pais. O Centrin também é essencial, assistindo mais de 150 famílias. Nosso objetivo é oferecer diagnósticos mais precoce e melhorar cada vez mais o atendimento”, afirmou o gestor.
Apesar dos avanços, ainda há desafios, especialmente no diagnóstico precoce. “Temos uma demanda reprimida de cerca de 200 pessoas aguardando diagnóstico, e mais de 100 famílias com casos confirmados de autismo em Cruzeiro do Sul. Precisamos continuar investindo para reduzir essa fila e garantir um atendimento cada vez mais eficiente”, ressaltou Roger.
