Prefeitura de Cruzeiro do Sul dá ordem de serviço para construção da rampa do Polo Naval

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul assinou nesta quarta-feira,3, a ordem de serviço para a construção da rampa do polo naval, uma obra financiada através de uma emenda da ex-deputada Perpétua Almeida no valor de R$ 2,2 milhões. A rampa é de extrema importância para as atividades do Polo Naval, que abriga mais de 100 trabalhadores diariamente.

Desse montante, R$ 692.800,00 serão destinados à construção da rampa, enquanto o restante será utilizado para pavimentação, construção de calçadas dos dois lados, um estacionamento de 1.400 m² e a elevação da pavimentação para evitar cortes de energia durante inundações.

Durante o período de inverno, o acesso ao polo é dificultado tanto pela estrada quanto pelo porto, e a construção da rampa irá melhorar significativamente a logística para embarque e desembarque, garantindo que o fluxo de barcos funcione tanto no inverno quanto no verão.

Nivaldo Santos, presidente do Polo Naval, destacou a relevância da obra: "Essa obra é de extrema importância para nós, para a nossa cooperativa, porque no período de inverno o nosso acesso é muito difícil para os clientes chegarem até aqui, tanto pela estrada como pelo porto. Com essa pavimentação, vai ficar muito mais fácil.”

O deputado estadual Edvaldo Magalhães, que esteve à frente da construção do polo e representou a ex-deputada Perpétua Almeida na cerimônia, ressaltou a importância da emenda e o impacto positivo que a obra terá para a comunidade ribeirinha e os negócios na região do Juruá. "O Polo Naval virou o endereço mais importante para a comunidade ribeirinha, para além dos rios, dos igarapés e de todos aqueles que tem negócios na região do Juruá inteiro, inclusive do baixo do Juruá, entrando pelo Amazonas. Aqui estão os melhores profissionais, que fazem de tudo: de uma pequena palheta a uma grande embarcação, a uma balsa de ferro, a um grande rebocador. Eles Transformam motores em coisas extraordinárias. Esse endereço que já é de alta visitação, presta muito serviço, e agora ganha um reforço."

O prefeito Zequinha Lima destacou o esforço da gestão municipal para trazer desenvolvimento à cidade e melhorar o acesso ao Polo Naval:

"Estamos dando mais um passo importante aqui da nossa gestão que é trazer o desenvolvimento para a nossa cidade. E aqui especificamente no Miritizal, onde a gente tem o Polo Naval, mais de 100 trabalhadores estão aqui no dia a dia trabalhando, construindo, e aqui a gente precisava melhorar esse acesso. Já fizemos o aterro, agora a ex-deputada federal Perpétua alocou R$ 2,2 milhões, onde nós estamos fazendo a pavimentação, vamos iniciar a parte de asfalto aqui agora para melhorar cada vez mais o acesso e vamos construir uma rampa aqui também para essas pessoas. Muitas pessoas embarcam e desembarcam aqui. Então é importante que esse fluxo de barco possa funcionar no inverno e no verão. A rampa vai facilitar esse acesso a todas as pessoas que precisam utilizar o serviço do Polo Naval aqui no Miritizal. Em três anos e meio nós tivemos sete alagações em Cruzeiro do Sul. A única alagação que eles não tiveram corte de energia foi esse ano, isso foi porque  o Edvaldo Magalhães alocou um recurso de R$ 200 mil para a gente fazer o aterro. Elevar o aterro para que a base da energia elétrica não alagasse. Então nós fizemos o aterro, a prefeitura complementou com recursos próprios no ano passado e graças a Deus esse ano eles puderam trabalhar o inverno todo. Então com a pavimentação nós vamos elevar ainda mais, isso vai garantir que eles possam funcionar aqui todos os dias do ano, independentemente da alagação ou não”.