top of page
Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul conclui etapa final da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura com pagamentos de projetos aprovados


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul concluiu nesta segunda-feira, 18,  o pagamento de 101 proponentes com projetos aprovados pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura totalizando um investimento de R$ 622 mil.


“Hoje a Prefeitura chega na última etapa desse processo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Após realizar todo um processo que começou ainda no ano passado, quando realizamos cerca de 10 reuniões com os segmentos culturais, dois fóruns de cultura e uma audiência pública, tivemos nosso plano de ação aprovado. Os pagamentos começaram ainda no meio de setembro, quando nós pagamos vários artistas que se apresentaram ainda no Festival da Farinha, que foi edital de apresentações artísticas, e aí na semana passada a gente começou então os outros pagamentos de todos os outros editais. E nós finalizamos hoje esse processo”, explicou o secretário de Cultura de Cruzeiro do Sul, Aldemir Maciel.


Ao longo do processo, foram realizados debates com a sociedade civil e lançados sete editais voltados a diferentes áreas culturais. “Foram sete editais no total. Um destaque especial para o edital dos povos originários, o edital para mestres da cultura popular e os outros editais que temos para pontos de cultura, espaços culturais, os artistas de modo geral”, afirmou o secretário.


Com os pagamentos finalizados, os projetos selecionados seguirão em fase de execução e prestarão contas ao longo do próximo ano. “A partir de agora é acompanhar cada projeto, desde a execução até a prestação de contas”, explicou.


A iniciativa foi amplamente apoiada pelo prefeito Zequinha Lima, que garantiu as condições necessárias para o cumprimento integral do cronograma. “O prefeito Zequinha Lima deu total apoio, possibilitando que a secretaria pudesse realizar todo o cronograma de execução que elaboramos, alcançando 100% de aproveitamento”, ressaltou Maciel.



bottom of page