Prefeitura de Cruzeiro do Sul celebra Dia do Indígena com o povo Noke koî /Katukina
- Assessoria de Comunicação
- há 1 dia
- 2 min de leitura


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com a Associação Geral do Povo Noke Kuî da Terra Indígena Campinas realizou nesta sexta-feira, 18, a abertura oficial do festival: “A floresta fala para quem sabe ouvir – Sabedoria Noke Koî”. O evento comemora o Dia Internacional dos povos indígenas, neste sábado, 19, com vasta programação.
O festival é realizado na Aldeia Vari Isko, na Terra Indígena Noke Koî/Katukina, às margens da BR-364, e é aberto ao público.

A programação contempla diversas atividades como cerimônias tradicionais, cantos sagrados, uso de medicinas da floresta, pinturas corporais, rodas de saberes e conexões profundas com a floresta e suas tradições. Há ainda venda de artesanatos, comidas típicas, café da manhã e almoço no local.


Isamir Warinawa, Presidente da Associação Geral do Povo Noke Kuî, convida a população em geral para participar do festival e está conectado com os ensinamentos da floresta.
"Temos muita comida típica, pintura corporal, dança, cantoria, aplicação de medicina. A noite temos a distribuição de medicina da natureza, Ayahuasca, cantoria, dança, rapé. Estou convidando o pessoal para que venha participar da festa com a gente aqui durante dois dias”chamou ele.

Janaína Terças, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
enfatizou a importância do município apoiar os festivais reconhecendo e respeitando a cultura indígena.
"A Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima apoia os eventos, os festivais, o próprio Dia do Indígena, como uma forma de divulgar essa cultura e também como respeito a cultura e a tradição indígena. Essa parceria resulta no fortalecimento do etnoturismo aqui na região”, enfatiza ela.
O município também preparou um espaço que serve como acampamento para os participantes que queiram pernoitar no local.
Programação
Sábado, 19
09h às 12h – Atividades de Conexão
• Aplicação de medicinas (Kambô, Sananga) ou trilha para Samaúma com roda de saberes
12h às 14h – Almoço e venda de pratos típicos
14h às 16h – Apresentação Cultural
• Feira de artesanato indígena
• Oficina de grafismo com urucum e jenipapo
17h às 19h – Roda de Rapé
19h às 21h – Jantar e venda de pratos típicos
21h – Cerimônia de Encerramento
• Cerimônia com Ayahuasca (Uni), Rapé e Sananga
• Atendimentos de pajelança individual.
