Prefeitura de Cruzeiro do Sul apresenta PCCR para Servidores da Saúde

Na noite desta quinta-feira, 4 de abril, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quadra coberta da AABB, a apresentação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações - PCCR para os servidores da saúde do município durante uma Assembleia Geral com os sindicatos que representam as diversas categorias que compõe o quadro da saúde do município. O novo PCCR será posto em votação em regime de urência pela Câmara de Vereadores, nesta sexta, 5, em Sessão Extraordinária e representa um marco no reconhecimento e valorização das categorias profissionais que compõem os serviços de saúde em Cruzeiro do Sul.

O Novo PCCR substitui o anterior, de 2019.

Entre os pontos principais do novo PCCR estão:

1 - A progressão horizontal de 5%, que significa que cada profissional receberá um aumento de 5% a cada biênio de atividade.

2- A progressão vertical por titulação, instituindo aumentos relativos à existência de títulos, sendo:

a) 10% para quem passar de mestrado para superior

b) 15% para pós-graduação lato senso

c) 20% para mestrado

d) 25% para doutorado

3- Reajuste para o salário-mínimo como salário base para todos os servidores, o que beneficia especialmente ao pessoal de apoio. Antes, havia alguma secretaria cujo salário base era inferior ao mínimo, recebendo complementação extra para alcança o mínimo legal.

O secretário adjunto de saúde, Áureo Neto, que detalhou os principais pontos do plano.

“Foi um trabalho árduo que a gestão do prefeito, da secretária Valéria Lima, que não mediram esforços para estar fazendo esse plano.  A gente fica feliz em estar aprovando esse PCCR que vai melhorar a vida do nosso funcionário público”, relata

Representando os agentes comunitários de saúde, Jairo Benitez de Sousa, presidente do Sindsaúde Juruá, destacou os avanços significativos alcançados com a aprovação do PCCR, incluindo reajustes salariais e a titularidade dos servidores. “Há muito tempo os servidores da saúde esperavam por essa titularidade do PCCR . Há três anos  nós tivemos um PCCR que não tinha essa titularidade e hoje foi aprovado aqui um grande avanço, que é a puladinha de letra em 5%, a titularidade do grau de titularidade de cada servidor e os demais reajustes salariais dos ex-profissionais que também há muito tempo não tinham esse salário, feito esse reajuste no PCCR. Então é uma grande satisfação para que a gente possa, na verdade, dizer para o servidor que a gente teve grandes avanços nesse PCCR”, citou.

Da mesma forma, Alcione Daniela Borges, do Sindicato dos Enfermeiros, celebrou a conquista histórica para a categoria, enfatizando o reconhecimento profissional e os avanços alcançados com o plano aprovado por unanimidade.

“ É um imenso avanço e  hoje é um dia histórico. São anos de luta, em 2019 o nosso PCCR foi aberto, mas um plano cru, sem nada. E hoje temos titulação, aumento das letras de 5%, temos um reconhecimento profissional. Isso é um momento histórico para a saúde dos profissionais do município de Cruzeiro do Sul”, relata.

A odontóloga Francisca Lucas, representando os dentistas, também expressou sua satisfação com os avanços proporcionados pelo PCCR, especialmente no que diz respeito à titulação e ao aumento salarial.

“Tivemos um avanço considerável, porque só pelo fato de nós termos direito à titulação. Hoje a maioria dos nossos colegas profissionais na área da odontologia  já tem a  sua especialidade, já contemplam, por ser 20% em cima do nosso salário. É um momento ímpar para a nossa categoria e, sem dúvida, nós estamos muito satisfeitos. Eu falo em nome da categoria dos colegas dentistas, todos estão gratos, com certeza”, agradeceu.

O Prefeito Zequinha Lima  celebrou a conquista. “Essa é uma grande conquista dessa categoria de muita importância para a sociedade. Eu já estive nas duas situações: como presidente de sindicato, lutando pelos profissionais da educação e hoje como gestor, entendo o significado das lutas e conquistas. Para que fosse possível esse PCCR da saúde,houve um trabalho que contou com a ajuda de muitas mãos. Porque é importante o gestor ter a vontade de melhorar a condição salarial dos servidores, mas só isso na maioria das vezes, não basta. É preciso muito planejamento para fazer caber no orçamento dentro da legislação vigente e sem comprometer o orçamento das outras atividades. E graças ao trabalho das nossas equipes, conseguimos aprovar este PCCR que atende à maior parte dos anseios das categorias da saúde, concedendo a merecida valorização de cada profissional que contribui com a saúde do município”, pontuou.

Por sua vez, a secretária de saúde, Valéria Lima, enfatizou a importância do plano como um fechamento digno de seu ciclo à frente da secretaria. Ela ressaltou os avanços conquistados durante sua gestão, incluindo reformas e ampliações de unidades básicas de saúde, melhorias na saúde bucal e no atendimento às comunidades ribeirinhas, entre outros projetos.

“ Avançamos muito. 90% das unidades básicas foram completamente reformadas e ampliadas. Pela primeira vez os servidores  receberam a insalubridade, a periculosidade. Avançamos com o aumento da saúde bucal, com o aumento de equipes. Garantimos atendimento médico em todas as unidades básicas de saúde. O Saúde na cmComunidade, projeto do prefeito Zequinha Lima, está consolidado. Melhoramos e ampliamos a saúde dos ribeirinhos", elencou Valéria Lima.