top of page
Foto do escritorvanisía cidauana-czs

Prefeitura de Cruzeiro do Sul amplia e intensifica estratégias de combate a dengue


De janeiro a novembro deste ano houve redução de 19% dos casos de dengue em relação ao ano passado mas com a intensificação das chuvas, no mês de dezembro, houve aumento no número de casos da doença em Cruzeiro do Sul. Em rápida resposta a prefeitura reforçou as medidas para combater a dengue e também dá malária no município. Na manhã desta quarta-feira, 12, o prefeito Zequinha Lima se reuniu com o secretário de Saúde Áureo Neto e com os membros da equipe epidemiológica, para tratar do trabalho conjunto entre a administração municipal e a população.


O prefeito destacou que, ao longo dos últimos quatro anos, a administração tem se empenhado em ações preventivas que resultaram em uma queda drástica nos casos de dengue e malária, mas com a chegada do período chuvoso, há uma tendência natural de aumento nos casos de doenças como a dengue e a malária. "O município já vinha trabalhando e conseguimos uma redução significativa nos casos nos últimos anos. Porém, agora, precisamos intensificar nossas ações, pois o inverno chegou e trouxe chuvas intensas. É fundamental que a população abrace essa causa, adotando cuidados em suas residências. Vamos desenvolver campanhas educativas a partir da próxima segunda-feira, orientando a população sobre os cuidados necessários dentro de suas casas e quintais para evitar o aumento dos casos, além de várias outras ações", completou.


O secretário de Saúde, Áureo Neto, destacou que as equipes fazem o monitorando nos bairros e a borrifação. “Nós vamos fazer coletas de exames e garantir soro de hidratação oral em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde. A determinação do prefeito Zequinha Lima é para intensificar todas as nossas ações para combater às doenças. É essencial que a população se mobilize e colabore e, em caso de sintomas que procurem as unidades de saúde “explicou.


A coordenadora de vigilância epidemiológica, Rafaela Oliveira, reforçou a importância da prevenção, destacando os principais cuidados que os moradores devem adotar. "É fundamental eliminar os criadouros dos mosquitos, que podem estar presentes em caixas d'água, tampinhas de garrafa e lixo acumulado. A responsabilidade pela limpeza do ambiente é de cada um", alertou.


A coordenadora também orientou quanto aos sintomas da dengue, aconselhando que, ao apresentarem dores de cabeça, dor no corpo e outros sinais da doença, os moradores busquem atendimento médico imediatamente. "A dengue pode agravar-se rapidamente, e o acompanhamento médico é essencial", afirmou.


Inovação com carteirinha


Além disso, a equipe de saúde está implementando uma iniciativa inovadora: a criação de uma carteirinha de acompanhamento para pacientes suspeitos de dengue, que permitirá um controle mais eficaz dos casos e facilitará o retorno ao atendimento médico.


“Com as novas estratégias em andamento, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul espera mobilizar a população e conter a proliferação da dengue e da malária, promovendo um ambiente mais seguro para todos”, concluiu o secretário Áureo Neto.


bottom of page