Como parte de uma política já consagrada na atual gestão de levar os atendimentos até as pessoas nos bairros, vilas e rios, diminuindo a necessidade de deslocamento ao setor de atendimento, a Equipe do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cruzeiro do Sul vem realizando atendimentos itinerantes aos públicos e instituições específicas atendidas pelos programas do Cadastro Único.
Na última quinta, 13, foi realizado o atendimento a inclusão e atualização das famílias atendidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE pelos programas do Cadastro Único. Na quarta, 12, o atendimento foi realizado no Centro Educacional Adílis Nogueira Maciel – CEANOM.
A ação teve por objetivo a qualificação e fortalecimento das informações prestadas às famílias e priorizar a atualização dos grupos específicos tais como idosos e pessoas com transtornos e deficiências.
A importância do Cadastro Único se dá pelo fato de que é através destas informações que os governos federal, estadual e municipal podem criar, aperfeiçoar os programas sociais já existentes de maneira a alcançar as pessoas que mais precisam.
“Através do cadastro Único e do bolsa família são realizadas várias ações voltadas para planejamento anual. Temos as ações itinerantes em que atendemos as vilas na zona rural e de forma quinzenal buscamos levar os atendimentos do posto até outras localidades e mesmo dentro da cidade.
Temos feito isso para diminuir a necessidade dos atendimentos no posto, onde devido ao grande número de pessoas, normalmente não é possível atender às famílias de forma particularizada”, explica Sandra Soriano, coordenadora da Equipe do Cadastro Único.
Como a nova política de deslocar as equipes ao invés de fazer com que o beneficiado se desloque, a SMDS vem conseguindo melhorar o atendimento.
Já foram realizados atendimentos no Lar dos Vicentinos, CEANOM e APAE, e estão previstas ações para o Educandário e Missão Família, além de ações específicas para os catadores de material reciclado, ribeirinhos e indígenas e pessoas com deficiência, conforme preconizado pelo programa.
“A importância da ação é possibilitar o acesso amplo aos programas e serviços ofertados pelo Governo Federal através do Cadastro Único. Todas as famílias que participam são famílias de baixa renda estão inseridas ou precisam estar, e esse é o nosso papel: identificar essas necessidades”, explica.
“Tem sido gratificante realizar estes atendimentos, porque o setor do bolsa família da prefeitura sempre tem muita procura – todos os dias forma uma fila interminável e é muito difícil para estas pessoas, muitas vezes mães com filhos especiais ter que se deslocar de manhã cedo, pegar uma ficha e esperar a manhã toda para ser atendido. Chega a ser desumano, por isso, levar os serviços para que as pessoas tenham facilidade de acesso se tornou uma prioridade da secretária Delcimar Leite e da gestão municipal do prefeito Zequinha Lima como um todo.
Para todos nós da gestão, está muito claro que são as pessoas que mais precisam justamente aquelas que vão ter a maior dificuldade em saírem de suas casas até a prefeitura, muitas vezes perdendo um dia de trabalho”, explica Rosa Oliveira, secretária em exercício durante a ação.