Prefeitura busca parceria com FIEAC para geração de emprego em Cruzeiro do Sul

Atualizado: 11 de nov. de 2021

Nesta sexta-feira, o prefeito Zequinha Lima, acompanhado do secretário de panejamento Paulo Roberto, e do presidente da ALEAC Nicolau Jr., estiveram com o presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro da Silva, na sede da instituição em Rio Branco. O objetivo foi discutir parcerias que possam induzir novas oportunidades em Cruzeiro do Sul, além de oferecer capacitação técnica para que os jovens cruzeirenses possam ocupar cargos e funções que exigem tal capacidade técnica.

No início de sua gestão, o prefeito Zequinha Lima, de Cruzeiro do Sul, encomendou uma pesquisa para saber qual era principal demanda da população. A pesquisa revelou a falta de empregos e oportunidades com a principal preocupação dos cruzeirenses. Desde o auge da pandemia, que agravou essa condição de falta de oportunidades, Zequinha e sua equipe já vinham planejando ações que pudessem fortalecer a retomada econômica das famílias e a geração de novas oportunidades de trabalho, especialmente para os jovens, uma questão que passa sobretudo pela capacitação técnica, algo a qual instituições parceiras como a FIEAC têm muito a contribuir.

“É importante dizer que estamos saindo de um momento muito difícil do ponto de vista sanitário. Temos as mesmas preocupações de manutenção da vida. Mas devemos também pensar no amanhã, a geração de empregos tem tudo a ver com essa nova realidade, nossas propostas são sempre estar ajudando as prefeituras a pensar fora da caixa. Queremos colocar essas instituições à disposição das prefeituras e provocar os executivos municipais para que a gente possa dar uma expectativa de melhora de vida para a população a crescer sempre pensando também a questão cultural e manutenção de empregos e postos de trabalho. Sempre bom agente receber um prefeito, aqui, a FIEAC está sempre de portas abertas sempre olhando para a geração de oportunidade de trabalho em nosso estado”, disse o presidente da FIEAC, Adriano Ribeiro.

Segundo o prefeito Zequinha Lima, o maior problema das cidades brasileiras hoje é a falta de oportunidade a falta de oportunidade de trabalho e renda.

“Cruzeiro do Sul não é diferente, fizemos uma pesquisa no início do ano e o principal problema apontado pela sociedade foi a falta de oportunidades de emprego. Então estamos trabalhando em cima disso. Não vamos resolver isso sozinhos, por isso quero parabenizar a gestão do Adriano à frente da FIEAC. Nós já fizemos umas conversas e reuniões, ele já esteve na prefeitura duas vezes. Nós estamos trabalhando alternativas para que a gente possa viabilizar essas oportunidades aos jovens. Estamos saindo um pouco de dentro daquele beco da prefeitura e pensar algo mais à frente em parceria com as instituições e a federação tem oferecido uma parceria, tem oferecido a experiência e know how adquiridos nesse campo para que a geste posa construir alternativas juntos. Aqui estamos construindo já a partir do ano que vem alternativas viáveis e práticas para que a gente possa dar oportunidade para que esses jovens possam sair desse anonimato porque não adiante achar que vai conseguir trabalho, emprego, sem a devida formação técnica. Isso é fundamental e indispensável para qualquer jovem”, disse o prefeito Zequinha.

“Conforme o prefeito Zequinha falou, venho acompanhando a gestão do Adriano, quero parabenizar pelo empenho de sua equipe levar mais oportunidade para os nossos jovens e fazer as parcerias com as prefeituras e governo do estado. É uma preocupação nossa existe um déficit muito grande precisa de um emprego desses cursos técnicos tentar levar isso não apenas para Cruzeiro do Sul, mas para o Vale do Juruá, ampliar parcerias com as outras prefeituras acreanas que está à frente dessa instituição que é a federação. O governo precisa das indústrias fortes, gerar caminhar com nosso estado para uma melhor condição”, concluiu o presidente da ALEAC Nicolau Jr.