Polícia Rodoviária Federal terá sede em Cruzeiro do Sul e vai atuar em parceria com Detran e SEMTRANS

Em uma reunião nesta terça, 12, na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, a superintendente da Polícia Rodoviária Federal - PRF no Acre Liege Viera,  anunciou a instalação de uma sede em Cruzeiro do Sul. A PRF vai atuar em parceria com o Detran e a secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito- SEMTRANS.

O estabelecimento da PRF no município, é vista pelo secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Jonas Torres, como um reforço na educação e  fiscalização para um trânsito mais seguro, especialmente nas BRs, onde a atuação do município é limitada.

“A gente, enquanto gestão, vê com os bons olhos a chegada e a implantação em breve da Polícia Rodoviária Federal, essa  instituição tão importante para o nosso país. E eles já estão nos trazendo  o projeto do Trânsito Compartilhado da PRF e a Semana Municipal do Trânsito. A PRF está vindo aqui para educar e também fazer fiscalização quando for necessário. Nós temos aqui a BR muito próxima da cidade, mas os órgãos de trânsito municipal, tanto estadual, não tem tanta essa atuação na parte da rodovia, que é Federal. O prefeito Zequinha tem visto isso com muita alegria, a vinda desse órgão para nosso município”, pontou o secretário.

A previsão é que as obras da sede tenham início em setembro. A superintendente da PRF no Acre, Liege Viera, diz que a presença permanente da corporação vai proporcionar mudança significativa para a segurança viária e a conscientização na comunidade. E o projeto "Trânsito Compartilhado" visa promover uma semana municipal dedicada ao trânsito. Durante este período, os órgãos de trânsito irão intensificar esforços para fornecer educação e palestras em escolas, empresas, sindicatos e outras organizações locais. A iniciativa, de acordo com ela, visa não apenas educar, mas também ouvir as demandas da comunidade, identificando problemas específicos e buscando soluções em parceria com outras instituições.

“A PRF pretende estabelecer uma sede física em Cruzeiro do Sul dentro de dois anos, enquanto continuam as visitas e colaborações com a comunidade. O foco da PRF não se limita à fiscalização, mas também inclui a prevenção de acidentes e a proteção da população, em especial em questões de direitos humanos e trabalhos voltados para comunidades indígenas. O objetivo principal é salvar vidas e trabalhar em parceria com a comunidade para alcançar um trânsito mais seguro”, enfatizou.

A chegada iminente da PRF em Cruzeiro do Sul foi recebida com entusiasmo também pelo Vereador Mazinho da BR.

“A presença da PRF traz um alívio para a região, especialmente devido à falta de fiscalização eficaz ao longo da BR 364, que tem resultado em acidentes frequentes. A chegada da PRF contribuirá para um trânsito mais seguro, trazendo educação e prevenção de acidentes, o que beneficiará não apenas os moradores de Cruzeiro do Sul, mas também os que transitam pela região”, concluiu o vereador.