A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana e em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito -Detran e a Polícia Militar, alcançou uma significativa redução nos índices de acidentes de trânsito no município. O trabalho conjunto, que inclui a intensificação da fiscalização, investimento em infraestrutura e campanhas de educação no trânsito, tem gerado resultados promissores, com destaque para uma queda de 30% nas mortes decorrentes de acidentes de trânsito em comparação com o ano anterior.
As ações conjuntas demostram que a integração entre governo municipal e estadual é crucial para a implementação de políticas de trânsito eficientes. Com essa parceria consolidada, o município segue avançando na segurança viária, com a expectativa de ampliar ainda mais os resultados positivos nos próximos anos.
Jonas Saraiva, diretor técnico da secretaria municipal de trânsito, atribui essa redução ao esforço coletivo entre as instituições, que têm desenvolvido uma série de ações para promover a segurança viária. "Os números apresentam redução no quantitativo total de acidentes em comparação ao ano passado. Só nas mortes de trânsito, tivemos uma redução de 30%, o que representa quatro vidas salvas até o momento. Esse é um trabalho em parceria da Prefeitura, Detran e Polícia Militar, com ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito, especialmente com a instalação de duas novas rotatórias em pontos críticos da cidade," explicou
Investimentos
O investimento em infraestrutura também teve um papel importante na queda dos índices de acidentes e infrações. Entre as ações realizadas a prefeitura construiu duas rotatórias na Avenida 25 de Agosto, investiu aproximadamente R$ 1 milhão em sinalização horizontal e vertical, além da sinalização semafórica. Só nos últimos dois meses, foram aplicados R$ 500 mil na renovação e manutenção das sinalizações, proporcionando maior organização e segurança nas vias mais movimentadas do município.
As duas rotatórias em áreas onde os acidentes eram frequentes organizam o fluxo de veículos e reduzem a velocidade em pontos de risco, aumentando a segurança de motoristas e pedestres.
Segundo Jonas Saraiva, essas ações integram um planejamento estratégico de mobilidade urbana liderado pelo prefeito Zequinha Lima, que promete intensificar ainda mais os investimentos em educação e infraestrutura de trânsito no próximo ano. "O objetivo é que, ao final deste mandato, possamos reduzir ainda mais esses números e, quem sabe, zerar as mortes no trânsito," acrescentou.
Outro fator que contribuiu para a diminuição das infrações e acidentes foi o programa CNH Social, promovido pelo governo do estado e pelo Detran, que oferece a oportunidade para que cidadãos de baixa renda obtenham a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente.
Saraiva ressaltou que a CNH Social tem um impacto positivo na segurança do trânsito. “ A CNH habilita pessoas que antes não tinham condições de regularizar sua situação, promovendo uma condução mais segura e responsável." A meta do programa é distribuir 20 mil CNHs no Acre, ampliando o número de motoristas habilitados com conhecimento sobre as regras do trânsito”, pontua.
Saraiva frisa a relevância das parcerias para fortalecer o trânsito seguro e sustentável na cidade e reforça a constante a colaboração com seus parceiros. "A presença do Detran e da Polícia Militar é fundamental para o sucesso das nossas ações. É por meio desse apoio que conseguimos intensificar a fiscalização e aplicar melhorias no trânsito de Cruzeiro do Sul," destacou Saraiva, frisando a relevância das parcerias para fortalecer o trânsito seguro e sustentável na cidade.