Mais de 600 novas famílias cadastradas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul são incluídas no programa Bolsa Família

Na manhã desta quinta, 04, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou um ato para recepcionar as novas famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Serão 631 novas famílias recentemente cadastradas no programa. O ato ocorreu na quadra esportiva ao lado da sede da prefeitura, no bairro do Miritizal. O prefeito Zequinha Lima esteve presente, acompanhado da equipe e do Deputado Nicolau Júnior.

A ação também teve a finalidade de levar orientações às famílias sobre suas responsabilidades no programa, incluindo a necessidade de manter a frequência escolar das crianças e adolescentes, além da importância da vacinação.

A coordenadora municipal do programa, Sandra Soriano destacou:

"Estamos dando boas-vindas a essas famílias, explicando o papel delas quanto às condicionalidades de saúde e educação, além de orientarmos sobre as formas e meios de pagamento dos benefícios."

O ingresso das novas famílias acontece após um período de quatro meses com uma lista de espera de aproximadamente 2 mil famílias.

O papel do município no programa Bolsa Família envolve a gestão local do cadastro das famílias, a realização de visitas domiciliares para busca ativa, a verificação do cumprimento das condicionalidades e o apoio na orientação e atendimento aos beneficiários.

Para atingir o objetivo, foram realizadas diversas ações de busca ativa, visitando os bairros e levando a equipe de cadastro aos locais de mais difícil acesso, ao invés de apenas esperar que as mães fossem até a prefeitura.

Sandra Soriano explicou a importância do esforço e o seu resultado: "Nós temos feito essa busca ativa, chamando as famílias, indo atrás delas, fazendo as visitas para incluí-las no Cadastro Único, que através dele elas têm acesso aos serviços do Governo Federal, além de programas e serviços a nível estadual e municipal."

Cada família contemplada receberá um valor médio de R$ 748 por mês, o que resultará em quase R$ 500 mil a mais circulando na economia de Cruzeiro do Sul. Esse montante beneficiará não apenas as famílias receptoras, mas também o comércio local, proporcionando um impulso econômico significativo.

Carol Ferreira dos Santos, uma das novas beneficiárias do programa, expressou sua gratidão: "Fiquei muito feliz. Porque é uma renda que ajuda muito. Esse benefício vai ajudar em muitas coisas, como comprar alimento para a criança e as necessidades que a gente precisa. Antes eu não tinha nenhuma renda."

Élida Sabino, outra beneficiária do programa, do bairro de Formoso, também compartilhou sua alegria: "Estou muito feliz. Esse dinheiro vai me ajudar bastante. Pretendo melhorar a vida da minha filha, comprar muitas coisas para melhorar nossa qualidade de vida."

O Prefeito Zequinha realçou os esforços da equipe municipal do Cadastro Único para alcançar as famílias mais necessitadas.

"Esse é o resultado do nosso esforço e compromisso em garantir que todas as famílias em situação de vulnerabilidade em Cruzeiro do Sul tenham acesso ao apoio essencial que o programa Bolsa Família oferece. Nossas equipes foram até os bairros e comunidades mais distantes, lugares onde o acesso é mais difícil, para garantir que ninguém fique para trás e que o benefício seja recebido por quem mais precisa, porque muitas vezes, quem mais precisa, é justamente quem tem menos condições de vir até a Prefeitura. E fora isso, é também um aporte financeiro importante para o município porque esse dinheiro circula, especialmente no pequeno comércio, ou seja, faz girar a economia local, são 500 mil reais a mais beneficiando muito mais gente além da família cadastrada”.