Foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores desta terça, 12, o Projeto de Lei que estabelece a criação do Fundo de Desenvolvimento do Turismo,FUNDETUR, que tem como objetivo fornecer suporte financeiro para iniciativas municipais voltadas à implantação e manutenção de projetos e programas turísticos.
O projeto de iniciativa do executivo municipal soma-se a outras ações da gestão municipal do Prefeito Zequinha Lima, que através da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Turismo e Inovação, representada por Gleiciane Cruz, tem sido determinante na consolidação de políticas públicas nas áreas de turismo e empreendedorismo de Cruzeiro do Sul. " O Fundo Municipal de Turismo é um marco para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da SEMETUI e do Conselho Municipal de Turismo de Cruzeiro do Sul - COMTUR. Pois além de sermos agora o único município do Acre que possuí essa lei que está dentro dos itens do Mapa do Turismo Brasileiro para categorização do Município, também irá estimular financeiramente projetos programas e capacitações para o desenvolvimento do setor turístico”, explicou a secretária.
A iniciativa visa impulsionar o setor e promover o desenvolvimento econômico e social da região. Entre os objetivos do FUNDETUR, destacam-se a melhoria da infraestrutura turística, o incentivo à divulgação do município e seus produtos, o treinamento e capacitação de profissionais ligados ao turismo, além da promoção de eventos empresariais e outras demandas turísticas locais.Para garantir a sustentabilidade financeira do fundo, diversas fontes de recursos foram estabelecidas, incluindo a destinação de um percentual das receitas provenientes de cessão de espaços públicos para eventos turísticos, rendas de cobrança de ingressos, dotações orçamentárias, doações de pessoas físicas e jurídicas, convênios e outras fontes eventuais. Os recursos do FUNDETUR serão exclusivamente aplicados em programas e projetos voltados para o turismo, como promoção e recuperação turística, estudos e pesquisas, capacitação de recursos humanos, divulgação do turismo local e realização de eventos. O Fundo também estará sujeito à prestação de contas anualmente, garantindo transparência na aplicação dos recursos e auxiliando na promoção de campanhas positivas para o setor turístico, integração dos diversos setores da cidade e captação de recursos adicionais.
“Com a implementação do FUNDETUR, Cruzeiro do Sul demonstra seu compromisso em fortalecer o turismo local, aproveitando seu potencial natural e cultural para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. A expectativa é que o fundo contribua significativamente para a consolidação do município como um destino turístico de destaque no cenário nacional”, disse o prefeito Zequinha Lima.