O principal produto de exportação e de produção agrícola de Cruzeiro do Sul, tornou-se documentário com o apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através de Lei de Incentivo a Cultura Paulo Gustavo, que investiu 700 mil reais em mais de 50 projetos aprovados no município.
O curta metragem foi idealizado e produzido pela jornalista Vanísia Nery que conta detalhadamente o processo de produção da farinha de mandioca.
Durante a produção do documentário a jornalista Vanísia Nery esteve nas casas de farinha da região e apresentou o processo de produção da farinha de forma manual e mecanizada.
"A farinha é nosso principal produto comercial, todos os cruzeirense conhecem a farinha mais nem todos sabem o processo da produção, então minha intenção realmente é mostrar como se faz esse produto na nossa cidade, demonstrando tambem o dia a dia do produtor, e todo o processo, até o momento em que chega nas nossas mesas”, explicou Vanísia Nery, idealizadora do documentário.
O prefeito Zequinha Lima, assistiu a estreia do curta metragem e falou da importância da farinha na vida e na economia do povo cruzeirense.
"Nossa farinha representa o turismo, a economia, o nosso principal produto agrícola e que impulsiona nossa economia. A Vanísia está de parabéns por esse lindo trabalho de mostrar ao mundo a produção da nossa farinha, que é a melhor do Brasil. Aqui estamos vendo a realidade e o dia a dia do nosso produtor. Nossa gestão reconhece a grandeza do produto com a realização do Festival da Farinha que está na sua 7° edição”, concluiu.
O Município de Cruzeiro do Sul realizará no mês de Agosto o 7° Festival da Farinha, uma grande festa em comemoração ao principal produto de exportação da cidade.