A Prefeitura de Cruzeiro do Sul participa nesta quinta-feira, 23, do Seminário Regional da Construção da Política Territorial de Alfabetização do Acre, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, Seccional Acre, no município.
O evento acontece durante todo o dia no Auditório da Escola Craveiro Costa, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Alfabetiza Acre. O seminário busca implementar estratégias eficazes para garantir a alfabetização completa de crianças e adolescentes, abordando os desafios de aprendizado causados pela pandemia.
Márcio Parente, articulador estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, destacou a abrangência do programa e sua importância estratégica para o estado do Acre. "Nosso objetivo é construir uma política territorial de alfabetização que seja inclusiva e abrangente, começando pela Regional Juruá e expandindo para outras regiões como Alto Acre e Tarauacá," explicou Parente. Ele reforçou a necessidade de discussões regionais para adaptar as estratégias às realidades locais, garantindo que cada comunidade tenha suas necessidades específicas atendidas.
Esta abordagem busca uma sinergia entre as diversas instâncias governamentais para fortalecer o processo educacional.
O prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul,Henrique Afonso, reiterou o compromisso da administração municipal com a educação. "Estamos alinhados com os objetivos nacionais e estaduais para garantir que cada criança em nosso município esteja completamente alfabetizada até o ensino médio," disse Afonso. Ele enfatizou a importância de estratégias integradas que envolvam todos os níveis de governo para alcançar uma educação transformadora.
Alderlan Gomes, coordenador da Secretaria de Educação de Cruzeiro do Sul, pontuou como o seminário regional desempenha um papel crucial nas políticas públicas para alfabetização.
"Estamos definindo metas claras para que o programa tenha sucesso tanto nas escolas estaduais quanto municipais, abrangendo todos, desde jovens e adultos até as crianças nos anos iniciais," afirmou Gomes.