Concurso de Redação promovido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul destaca os 136 anos da Lei Áurea

Nesta terça-feira, 18, no Centro Cultural do Juruá, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio Departamento Municipal de Promoção da Igualdade Racial -DMPIR, realizou a cerimônia de certificação do Concurso de Redação "136 anos da Lei Áurea: lutas e conquistas".

O concurso contou com a participação de alunos da 3ª série do Ensino Médio regular e da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos -EJA, médio ou segmento equivalente, matriculados nas escolas da rede pública de Cruzeiro do Sul. O objetivo foi desenvolver o pensamento crítico, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos alunos participantes, valorizando a produção de texto por meio da reflexão sobre o tema "136 anos da Lei Áurea: lutas e conquistas".

Laís da Silva Lopes, uma estudante de 16 anos da Escola Cívico Militar Madre Adelgundes Becker, compartilhou sua experiência com o concurso. "Tive que pesquisar e por isso aprendi sobre a cultura negra, movimentos que aconteceram, e que impulsionaram eles a continuar na luta pela liberdade. Então foi um momento de aprendizagem para mim e eu gostei muito de produzir a redação", relatou.

Judmila dos Santos, Coordenadora do Departamento Municipal de Promoção da Igualdade Racial, destacou a importância do evento e a premiação dos vencedores do concurso.

" Para o terceiro lugar a premiação é um curso profissionalizante ofertado pelo SENAI, nosso parceiro. Segundo lugar, também outro curso profissionalizante ofertado pelo SENAI e, em primeiro lugar, um aparelho celular. Os jovens têm uma necessidade muito grande de acessar o meio digital e é uma ferramenta útil tanto para o ensino quanto para a sua própria vida. Este concurso de redação veio como uma ação do departamento desenvolve para o combate ao racismo, combate à discriminação e a toda forma de preconceito.  Quero desde já agradecer a todas as escolas que participaram, que aderiram ao edital, que fizeram com que seus alunos se preparassem para desenvolver suas redações e competir. E dali saíram as três escolas vencedoras", concluiu.

O Secretário Municipal de Cultura, Aldemir Maciel, representando o prefeito Zequinha Lima, destacou a importância da valorização da educação e da cultura durante o evento.

" A gente viu o quanto é importante essa valorização da educação e da cultura. Quando você tem esses dois segmentos importantíssimos para a nossa sociedade, educação e cultura trabalhando juntos, a gente vê os resultados positivos. Este concurso representa uma luta de resistência dos negros. Então parabéns aos nossos estudantes aqui, que foram os grandes protagonistas desse concurso, parabéns às escolas, gestores, em nome do prefeito Zequinha Lima, os nossos parabéns ao departamento e ao Conselho da Igualdade Racial aqui de Cruzeiro do Sul", pontuou.