5º Edição da Feira do Peixe tem oficinas com técnicas de conservação e preparo de pescados
- Assessoria de Comunicação
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

Na 5ª edição da Feira do Peixe, promovido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul as pessoas podem aprender a defumar peixe e fazer iguarias com o pescado. As oficinas são ministradas pelo Instituto Federal do Acre (IFAC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai).
A primeira oficina foi conduzida pela professora Wiviane Fonseca Ribeiro, tecnóloga em alimentos, que explicou os benefícios da técnica de defumação. “Essa metodologia consiste na conservação do pescado através da fumaça, o que resulta em melhorias na cor, sabor e textura do alimento. Além disso, agrega valor ao produto, que normalmente é consumido nas formas tradicionais, como resfriado, congelado ou salgado. Ontem, o trailer de demonstração atraiu muitos visitantes, que se mostraram curiosos sobre o processo”, afirmou.

Na programação desta quarta-feira, 16, a chef de cozinha e professora de gastronomia, Sarah Pontes, dará continuidade às oficinas. “Vamos preparar bolinhas de mandioca com peixe defumado, utilizando o pescado já preparado pela professora Wiviane. O objetivo é demonstrar à população a versatilidade do pescado e as diversas maneiras de prepará-lo”, destacou.
Essa iniciativa, também é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, busca explorar o potencial da matéria-prima regional, promovendo geração de renda e inovação no mercado local.
A Feira do Peixe é realizada no Mercado do Agricultor.
