sabrinajornalismo8

1ª Conferência Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural é realizada em Cruzeiro do Sul

Em uma noite de suma importância para a cultura e o patrimônio histórico de Cruzeiro do Sul , a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, deu início a 1ª Conferência Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural de Cruzeiro do Sul, com o objetivo de discutir com a sociedade civil, entidades e poder público, o desenvolvimento de políticas que venham resguardar o patrimônio arquitetônico, cultural e histórico do município.

A abertura da conferência aconteceu na noite desta segunda-feira, 06, no Teatro dos Náuas e contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades, coordenadores e do vice-prefeito em exercício Henrique Afonso, que abriu a conferência, no auditório do Cedup, Polo da UnB, próximo à UPA no centro da Cidade, onde estará acontecendo diversas palestras e debates em torno da possibilidade de realizar o tombamento histórico das diversidades culturais e patrimoniais de Cruzeiro do Sul.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, a criação do Departamento do Patrimônio Histórico e a realização da 1ª Conferência fazem parte do Plano de Ação da gestão do prefeito Zequinha Lima, e tem por finalidade criar uma identidade cultural e patrimonial para a cidade de Cruzeiro do Sul.

A Coordenadora do Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Cruzeiro do Sul, Flávia Vasconcelos, destacou os trabalhos preliminares e enfatizou que essa discursão será a primeira realizada pelo município no que tange a preservação do patrimônio cruzeirense.

“Temos trabalhado bastante, fazendo os levantamentos necessários do nosso patrimônio, seja cultural arquitetônico ou histórico. Agora estaremos todos reunidos para traçarmos as diretrizes que irão nortear nosso planejamento futuro e nossas próximas ações no que diz respeito à manutenção e a preservação do nosso patrimônio e da nossa cultura. A partir desse encontro estaremos, juntamente com a sociedade, desenvolvendo os mecanismos necessários para essa manutenção”, enfatizou Flávia Vasconcelos.

O secretário municipal de cultura e esportes, Aldemir Maciel, disse: “Nosso principal objetivo é aproximar o poder publico da sociedade civil, buscando organizar esse setor patrimonial, são 117 anos de história e cultura na nossa Cidade”. E seguiu: Nosso prefeito Zequinha Lima e nosso vice Henrique Afonso consideram que a cultura e o patrimônio também são prioridades da gestão municipal e isso nos possibilitará, juntamente com a sociedade civil, criar políticas públicas voltadas para os segmentos culturais e patrimoniais”, finalizou Aldemir Maciel.

O prefeito em exercício, Henrique Afonso, enfatizou a importância da conferência e da exposição do patrimônio histórico como resgate e manutenção da identidade cultural do povo cruzeirense.

“Estamos reunidos para refletir sobre nosso patrimônio e sobre nossas riquezas culturais. Nossa gestão - prefeito Zequinha Lima e eu - acredita no planejamento e na organização, e estamos buscando colocar como prioridade o resgate das nossas riquezas culturais, do nosso patrimônio histórico, bem como a valorização da nossa capacidade artística”. E continuou: “Temos uma identidade cultural riquíssima. É nossa missão preservá-la e fortalecê-la”, finalizou Henrique Afonso.