Cruzeiro do Sul foi o primeiro município do Estado a regulamentar a utilização do incentivo do Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Assim a prefeitura municipal pagou na quarta-feira, 27, os valores destinados para mais de 30 equipes de saúde, totalizando 258 profissionais de saúde beneficiados.

De acordo com o decreto, 70% do incentivo deve ser aplicado na melhoria da estruturação da atenção básica municipal. Já o restante, 30%, deve ser repassado aos profissionais das equipes com adesão ao PMAQ como forma de bonificação pelos resultados apresentados.

Os critérios de avaliação realizados pela Secretaria Municipal de Saúde foram definidos e 36 equipes de profissionais, desde de agentes comunitários a médicos e dentistas, aderiram ao programa. Dessas 36 equipes, 31 foram bem avaliadas, contemplando 258 profissionais com o direito ao incentivo.

A Secretária Municipal de Saúde, Juliana Pereira, destacou o esforço do prefeito Ilderlei Cordeiro em assinar o decreto e neste ano ser a primeira gestão municipal do Acre a pagar a bonificação aos servidores.

"O decreto foi assinado em 2017 e após as avaliações e a destinação dos 70% para a atenção básica, hoje conseguimos dividir os 30% do incentivo de cerca de R$ 335 mil. Assim o bônus foi distribuído a todos profissionais de saúde bem avaliados. Quero destacar o esforço da gestão, através do prefeito Ilderlei Cordeiro, o primeiro a pagar este benefício aos nossos trabalhadores.", finalizou Juliana Pereira

Data de publicação: 29/03/2019