Para evitar doenças, pragas e insetos, a população deve descartar o seu lixo corretamente.

Para evitar doenças, pragas e insetos, a população deve descartar o seu lixo corretamente. E é pensando no bem-estar dos cidadãos e higienização da cidade que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul promove em fevereiro e março mutirões de limpeza e visitas domiciliares a fim de coletar os resíduos sólidos da área urbana e conscientizar a sociedade sobre descarte correto do lixo produzido.

Para traçar estratégias de atuação conjunta, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ivana Guerreiro, reuniu-se com gestores da Secretaria de Saúde, Ministério Público Estadual e do Batalhão de Infantaria na Selva (61 BIS) do Exército Brasileiro - órgãos parceiros na ação.

No período de chuvas, o lixo acumulado pode contribuir com a proliferação de mosquitos da dengue, chikungunya, malária, entre outros, de modo que o cuidado deve ser redobrado, é o que observa Ivana.

“As pessoas podem contribuir com a retirada dos seus entulhos, tendo consciência de que isso é necessário para a melhoria e que dessa forma podemos evitar a proliferação de doenças endêmicas”, salientou a gestora da área de Meio Ambiente.

Além do mutirão, a prefeitura também atua construção do Plano de Educação Ambiental, bem como na conscientização da população, por meio de palestras públicas. Segundo a secretária de Saúde, Juliana Pereira, a ação se baseia em dados da Vigilância Entomológica.

“Estamos atuando da melhor forma para que possamos ajudar a população e sermos ajudados por ela. Durante o arrastão de limpeza, também realizaremos visitas domiciliares para despertar a consciência social. Essa é uma ação de prevenção, a fim de evitar danos à saúde de todos”, frisou Juliana.

Parceria

A principal objetivo da ação é garantir o bem-estar da população, para a isso a Prefeitura dispõe do apoio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá e do 61 BIS.

 “Aproveito para parabenizar a ação. Nós, no primeiro momento, vamos atuar como órgão fiscalizador desse cronograma. Também vamos trabalhar a parte de educação ambiental nas escolas. Paralelo, vamos acompanhar o trabalho da prefeitura nos bairros, para tentar produzir um diagnóstico das problemáticas que envolvem o saneamento básico no município”, destacou o promotor Iverson Bueno.

O comandante do 61 BIS, coronel Eduardo Lemos, se prontificou em destacar efetivo para a atividade de limpeza. “Como também é uma missão nossa contribuir com o desenvolvimento da cidade de Cruzeiro do Sul, estaremos juntos prestando esse apoio para a prefeitura e bem-estar da sociedade.

Data de publicação: 30/01/2019

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!