Uma tarde voltada para desenvolver o bem estar e alertar a população para a prevenção de doenças como o Câncer de próstata. Assim foi o encerramento da Campanha Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação da Saúde do Homem, com a atividade 'Dançando Contra o Câncer de Próstata', além de aeróbica e palestras que aconteceram nesta sexta-feira (30), na Avenida Mâncio Lima. Durante o evento a coordenação de DST's E Aids também se uniu a atividade em alusão ao Dia Mundial de Combate a AIDS, comemorando dia 1º de dezembro.

Ao longo do mês foram disponibilizadas diversas atividades dentro das unidades de saúde e em outras instituições, como explicou o coordenador da saúde do homem Gilmar Giles.

"O foco principal dessas ações foi atender o público masculino, fazendo um rastreamento, e um diagnóstico precoce do câncer de próstata. Hoje estamos realizando esse ato de sensibilização pública, e na oportunidade fizemos uma ação em conjunto com a coordenação de DST's Aids, tendo em vista que dia 1º de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids", explicou o coordenador da saúde do homem Gilmar Giles.

O coordenador de DST's e Aids, Yago Castro, falou a importância dos trabalhos de prevenção. "Estamos aproveitando a parceria com as ações da saúde do homem para trazer prevenção e palestras também nesta parte da prevenção contra as DST's e AIDS, trazendo testes rápidos e outras ações", disse o coordenador Yago Castro.

A Secretária Municipal de Saúde, Juliana Pereira, enfatizou que toda classe masculina deve se atentar as práticas de prevenção, uma vez que o tratamento e a cura é mais fácil quando as doenças são descobertas no início. "Hoje o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, ele atinge homens mais velhos, acima de 50 anos, mas a prevenção tem que começar cedo, pois quanto mais cedo diagnosticado mais fácil a cura. Trabalhamos essa prevenção durante todo o ano, mas só chamamos a atenção para o mês de novembro", enfatizou a secretária municipal de saúde Juliana Pereira.

Data de publicação: 02/12/2018