Aproximadamente 25 mil pessoas participaram do evento na Praça do Centro Cultural.

Com uma linda festa, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o Sebrae deu início nesta quinta-feira (27) ao 3º Festival da Farinha, uma festa que agrega valores culturais, tradicionais e fomenta o turismo e desenvolvimento local. O Prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado da 1ª dama Keiliane Cordeiro, do vice-prefeito Zequinha Lima, vereadores e secretários municipais envolvidos no evento, realizou a abertura oficial do festival, com o Show Nacional da Banda Calcinha Preta. Mais de 25 mil pessoas participaram do evento, na Praça do Centro Cultural.

O Presidente do Conselho do Sebrae, Jurilande Aragão, enfatizou a importância da parceria para realização do evento. "Temos encontrado uma sinergia muito boa com a prefeitura, e temos nos aliado para fazer tudo que pode ser feito na parte de empreendedorismo. Ficamos felizes quando vemos essa linha de produção sendo fortificada de uma maneira muito significativa", enfatizou.

Durante a noite foi realizada ainda a indicação geográfica da Farinha e o lançamento do livro 'Sabor da Identidade Acreana' e a Apresentação dos Candidatos a Rei e Rainha da Farinha. O Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Aldemir Maciel destacou que o Festival já é considerado uma das maiores e melhores festas culturais do estado. "Esperamos que sejam três dias de muita festa, de muita alegria, de muita paz, de muitos negócios, de fomento ao turismo, à cultura, movimentando a economia e gerando renda a centenas de pessoas", destacou o secretário municipal Aldemir Maciel.

Neste ano acontecerá um concurso para escolher a maior macaxeira, a melhor farinha, e produtor com maior número de derivados da macaxeira. O Secretário de Agricultura, Genilson Maia, falou que é necessário inovar e trazer cada vez mais melhorias para o festival.  "A Secretaria de Agricultura fica direcionada para esse contexto do setor produtivo. Estamos trazendo inovações para a agricultura familiar, tem tendas com agricultores da região mostrando seus produtos, e tem uma casa de farinha industrial de Porto Velho, para demonstrar para os produtores e empresários essa nova forma de fazer", disse.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu o empenho de toda gestão e secretários envolvidos na realização do evento, além das parcerias e da participação do público.

"Parabenizo ainda a todos os jovens envolvidos no concurso do Rei e da Rainha, além de toda população que respondeu ao nosso convite e veio de forma maciça participar dessa linda festa. Com certeza um evento como esse só tende a trazer alegria, diversão, paz e amor, geração de emprego e desenvolvimento. Obrigado ao Sebrae, a Embrapa, todos os empresários envolvidos, aos parceiros, sociedade, a imprensa, a Câmara de Vereadores e ao meu vice-prefeito Zequinha Lima, que juntos temos dado o melhor para cuidar da nossa cidade", relatou Cordeiro.

A Programação do Aniversário de Cruzeiro d Sul segue nesta sexta-feira (28), com o Desfile Cívico Militar, a partir das 18h.

Data de publicação: 28/09/2018