O Prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou que o programa proporciona a oportunidade de autonomia financeira para beneficiários dos programas sociais, inserindo-os no mundo do trabalho.

O município de Cruzeiro do Sul foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social como um dos municípios do Brasil que melhor desenvolve as ações do Acessuas Trabalho, programa vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Por esse motivo, foi convidado a apresentar suas ações exitosas no Encontro Nacional do referido programa, que está acontecendo em Brasília, nos dias 04, 05 e 06 de Julho.

Na região Norte apenas duas cidades foram selecionadas, e no Acre apenas Cruzeiro do Sul. Representam o município o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Social, Helder Sarah e a técnica Adriana Barros, que já coordenou o programa e conduziu a exposição das experiências no programa no âmbito do município. O prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou a importância do Programa para o município.

“Nós como gestão, damos total apoio para que nossas equipes possam desempenhar atividades importantíssimas como as do Acessuas Trabalho, levando oportunidade para várias famílias, inseridas em programas sociais, mudarem sua condição de vida, tendo uma chance de se capacitar e buscar uma renda própria e autonomia financeira. Fico feliz em ver que o trabalho que estamos desenvolvendo está sendo referência para o Brasil. Parabéns a equipe e a Secretaria de Desenvolvimento Social que se empenha junto com nossa gestão para levar o melhor para essas pessoas”, falou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

Este é o terceiro Programa executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que tem suas ações reconhecidas fora do Estado, somente em 2018. Em Junho, o município foi selecionado pela Fundação Holandesa Bernard Van Leer, pela sua atuação no Programa Criança Feliz e deverá constar em breve nas páginas da revista da fundação internacional.  Ainda em junho, a coordenação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- AEPETI, esteve em Brasília apresentando as ações realizadas no combate ao Trabalho Infantil nas casas de Farinha do município.

Data de publicação: 06/07/2018