Com a operação, as ações de limpeza nos bairros foram intensificadas

A Operação Cidade Limpa, iniciada em 14 janeiro pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, já recolheu mais de 158 toneladas de entulhos em 15 bairros e está proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores da segunda maior cidade do Acre.

A ação é desenvolvida com a participação das  Secretarias Municipais de Obras, Meio Ambiente e de Saúde, com a finalidade de deixar  a cidade mais limpa e eliminar os locais de reprodução do mosquito da dengue. A prefeitura também realiza serviços de tapa buracos e reparos no sistema de iluminação pública.

A força tarefa emprega mais de 150 servidores que operam na roçagem de vias públicas, recuperação de ruas, desobstrução de córregos e bueiros e coleta do lixo doméstico e entulhos. Além disso, agentes de saúde fazem vistoria nos quintais e orientam os moradores sobre a retirada de todo tipo de lixo que servem de criadouro para o Aedes Aegypti.

"Tivemos que mudar um pouco o cronograma porque o Bairro Aeroporto Velho apresentou o maior número de casos de dengue e houve a necessidade de agilizarmos nossa ação emergencial lá. Mas, a operação continua com muita intensidade e tem mudado o bem-estar da população dos bairros atendidos", afirma o secretário de Meio Ambiente, Igor Neves.

Os serviços já foram executados nos bairros da Várzea, Alumínio, Cobal, Remanso, Telégrafo, Cruzeirão, Cumarú, Tiro ao Alvo, São José, Conjunto Santa Helena, Jardim Primavera, Centrinho,  Aeroporto Velho , Miritizal e Conjunto São Francisco. Desses locais, foram recolhidos 7922 metros cúbicos de entulhos que equivalem a mais de 158 toneladas, ou 660 caçambas de caminhões.

"Isso inclui desde madeira, borracha, plástico, sucata ferrosa, biomassa que é o material da roçagem, árvores, galhadas, etc. Todo esse material está passando por uma segregação. Separamos tudo para incentivo à cooperativa de catadores. Já tiramos plástico e madeira para serem utilizados em olarias, padarias e outros empreendimentos", explica Igor.

A meta da prefeitura é atender todos os bairros e as vilas da cidade em um prazo de 100 dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 21/02/2021

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!