Professor da Universidade Federal de São Paulo e equipe estão em Cruzeiro do Sul, e os projetos serão iniciados na próxima semana.

Durante a manhã desta quarta-feira, 05, teve uma reunião de alinhamento para discutir estratégias sobre o estudo do comportamento do vírus Covid-19 em Cruzeiro do Sul, que é desenvolvido pelo médico e professor do Instituto de ciências biomédicas da USP, Marcelo Ferreira. 


De acordo com ele o projeto irá abranger tanto tanto o município de Cruzeiro do Sul quantoo de Mâncio Lima, e será dividido em duas etapas sendo que a primeira tem por objetivo entender de onde vem o vírus, e a segunda que está centrada será a testagem para saber se a população tem anticorpos e quanto tempo eles duram no organismo após a infecção. 


O processo de pesquisa será feito através de teste sorológico e rápido. "Nós vamos fazer dois tipos de testes o primeiro é o sorológico, que iremos levar o material para análise em São Paulo e o segundo é quando vamos em algumas residências e se identificarmos sintomas, estaremos fazendo a testagem rápida," contou o professor. 


A pesquisa é importante para trazer novas alternativas de tratamento. "Nós estamos recebendo esse projeto, para entender como esse vírus chegou aqui e sua adaptação, com isso podemos estabelecer novos protocolos de tratamento," frisou a secretária de de saúde Juliana Pereira. 


A duração do estudo será de dois anos e pode trazer resultados positivos.

Data de publicação: 05/08/2020

Créditos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!