O Programa Comunidade Limpa visa limpar e desobstruir rios e igarapés em Cruzeiro do Sul.

A Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, através da Secretária de Meio Ambiente, iniciou nesta semana as primeiras ações do Programa Comunidade Limpa, pela comunidade Lago do Tapirí. Onde estão sendo retiradas espécie de vegetações que se criam dentro do lago impedindo a utilização do mesmo.

A limpeza do lago está sendo realizada no momento em que há uma elevação do nível do rio Juruá, sendo possível no momento da vazante os resíduos serem levados pelas águas do manancial.

Os serviços de limpeza na comunidade só estão sendo possíveis graças a parceria Secretária de Meio Ambiente e moradores que aceitaram entrar com a mão-de-obra e o poder público com os insumos para mais de 20 homens que realizam os serviços.

O morador Damião da Silva, informou que já fazem vários anos que os serviços de retirada de vegetação não ocorrem no lago.

"Mais de 8 anos que não realizávamos essa limpeza em todo o lago, é um trabalho difícil mais importante, porque nós que somos os maiores beneficiados. Queremos agradecer a Secretária Suzana que tem feito todo o esforço nos ajudando para que possamos realizar essa limpeza no lago."

Outro morador, o senhor Dejacir Araújo destacou a parceria para que o serviço pudesse ser realizado.

"Esse serviço é muito importante. Mas não aconteceria senão tivesse a parceria com a Prefeitura. Quando temos a ajuda de quem pode nos ajudar sempre realizamos os serviços importantes para nós mesmos que moramos aqui.

A Secretária de Meio Ambiente Suzana Farias anunciou que as ações realizadas na comunidade trata-se de ações do Programa Comunidade Limpa, que visa limpar e desobstruir rios e igarapés em Cruzeiro do Sul.

"Esse serviço é vinculado ao programa que vamos lançar posteriormente, mais dada a emergência da comunidade do Lago do Tapirí, devido ao nível do rio, iniciamos aqui. É a terceira vez que viemos aqui e houve um entendimento para que fizéssemos uma parceria público-privada, entramos com insumos e a comunidade com a mão-de-obra. O prefeito Ilderlei Cordeiro já nos autorizou levarmos essas atividade a outras comunidades onde estaremos fazendo a limpeza e desobstrução de rios e igarapés."

Data de publicação: 31/03/2020

Créditos: Assessoria de Comunicação