A partir de agora os serviços de diagnósticos e tratamento da doença serão realizados nas unidades do Município.

Médicos e enfermeiros da equipe de Saúde da Prefeitura de Cruzeiro do Sul estão passando por uma qualificação. A partir de agora os serviços de diagnósticos e tratamento da hanseníase serão realizados nas unidades do Município. 

"Teremos uma descentralização dos serviços voltados à hanseníase, que vai passar a ser diagnosticados nas UBS. Antes, isso era feito no Hospital Dermatógico. Como área técnica estamos capacitando todos os nossos profissionais, inclusive, os que passarão no concurso vão entrar", frisou a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose do Município, Clicia Araújo. 

A decisão de passar os serviços do Estado para o Município é do próprio governo federal. Segundo a coordenadora estudual da área técnica de hanseníase da Sesacre, Amanda Gomes, a mudança é positiva. "O Município vai ter a capacidade de diagnosticar a doença nas Unidades Básicas de Saúde, facilitando e ampliando os serviços aos pacientes", endossou. 

Segundo a infectologista Rita de Cássia, a ampliação dos serviços de saúde da assistência básica beneficiam a população. "A atenção básica é a porta de tudo no SUS. Com o atendimento mais próximo, reduzimos a falta de cobertura dos pacientes". 

Data de publicação: 09/03/2020

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!