Os testes rápidos serão realizados nas escolas.

A Tipagem Sanguínea é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Além de facilitar na hora do atendimento, também facilita em outros processos como doações de sangue. Visando isso, a Secretaria Municipal de Saúde e Secretária Estadual de Educação estarão realizando testes rápidos nas escolas.

Cada aluno terá que fazer o exame e o seu tipo sanguíneo será bordado na sua farda. “Nós vamos fazer um agendamento, ou seja, um arrastão nas escolas estaduais para poder realizar os exames e também vamos aproveitara ocasião para fazer as carteiras de vacina. Portanto, quando o ano letivo começar iremos coletar o material e também atualizar a carteira de vacinação,” frisou Juliana Pereira, secretária de saúde.

Não é necessário o pedido do exame, pois para cada escola vai ter um dia específico, mas é importante que o aluno esteja com o cartão do SUS em mãos. Facilitando, para que os pais não precisem se deslocar para o atendimento.

Os testes rápidos irão agilizar o atendimento como pontou Jailton Teles, biomédico “Nós vamos fazer testes rápidosnas escolas, pois, se fossemos fazer aqui no centro de diagnostico ia ter um aglomerado grande de pessoas e teríamos que coletar sangue na veia, porém furando o dedo é mais rápido e já colocamos na carteirinha. Nós vamos disponibilizar uma equipe para a manhã e outra para a tarde,” pontou ele.

Data de publicação: 10/01/2020

Compartilhe!