Palestras de conscientização são desenvolvidas para auxiliar na capacitação da gestão pública.

Nesta terça-feira, 29, durante todo o dia está sendo realizado no auditório do Senac, o I Ciclo de Debates do Tribunal de Contas do Estado. O objetivo é capacitar os jurisdicionados, ou seja, gestores e técnicos das Câmaras Municipais e das Prefeituras de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó, Jordão e Tarauacá.

O Ciclo de Debates é uma forma de auxiliar pedagogicamente os participantes, mostrando soluções e novas ideias para as questões públicas, propondo também um momento de aproximação da sociedade civil das normas vigentes.

“Eu quero parabenizar o Tribunal de Contas, pelo fato que a vinda dele aqui para a nossa cidade nós ajuda, porque não precisamos nos deslocar, facilitando que todas as nossas equipes possam participar, como as secretárias, as linhas de frente que cuidam da contabilidade e os convênios que fazem parte do setor financeiro do município. É por causa do empenho dessa gestão que já conseguimos diminuir o percentual das multas para 50%, sendo que antes era de 61%, ” destacou Ilderlei Cordeiro.

Estão sendo abordadas palestras com os temas: A Gestão Pública atual diante da Lei de Responsabilidade Fiscal (Cons. Antônio Malheiro), Processo Eletrônico do TCE/AC e suas Funcionalidades (Chefe da TI José Mário), LICON: Instrumento de Melhoria para a Gestão Pública (Responsável pelo LICON Roney Caldera), Papel do Poder Legislativo no Controle Externo (Diretor da DAFO Jeú Campelo).

“Eu acredito que quando o Tribunal de Contas, deixa o papel de fiscalizador e passa a inovar, orientando e aconselhando os gestores que cuidam do recurso público, isso ajuda muito, porque sabemos da complexidade das nossas leis e são importantes medidas para que tenhamos mais segurança dos recursos que temos no nosso Estado, ” destacou o governador em exercício, Major Rocha.

Data de publicação: 29/10/2019

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!