Vacina contra o sarampo foram aplicadas neste sábado para as crianças, e depois será para os adultos.

Os postos de saúde estiveram abertos, neste sábado, 19, referente ao Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, para aplicar vacinas contra o sarampo às crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a vacinação em todas as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e em 7 das 14 da zona rural.  Essa foi a primeira etapa da campanha, a segunda será a vacinação dos jovens e adultos de 20 a 29 anos de idade que ainda não foram vacinados contra o sarampo.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

De acordo com a secretaria de saúde, Juliana Pereira, as vacinas são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiriam.

A campanha de vacinação contra o sarampo deu início dia 07 de outubro e encerra no dia 25, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O município já superou a meta da campanha, mas ainda dando continuidade aos trabalhos. Alguns Estados também aderiram à vacina de poliomielite com o objetivo de intensificar a proteção.

“As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença que podem evoluir para óbito. Importante informar que foram confirmadas mortes pela doença no Brasil no presente ano. Sendo que mais de 50%, foram em menores de cinco anos de idade.
A Secretaria Municipal de Saúde abraçou essa mobilização e temos como objetivo atingir a maior quantidade de crianças. É um dever nosso proteger nossas crianças. A vacina vai além de proteção ela salva vidas, ” finalizou Juliana.

Data de publicação: 19/10/2019

Compartilhe!