Investir no conhecimento dos servidores é das frentes de atuação da Prefeitura de Cruzeiro que, durante toda a semana, está promovendo a qualificação de 450 educadores de cinco municípios do Vale do Juruá. A capacitação é promovida em parceria com o Governo Federal e é ministrada por um técnico do Fundo Nacional do Desenvolvimento de Educação (FNDE).

Durante o curso, os participantes recebem informações acerca do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), Caminhos da Escola, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – importantes instrumentos para o avanço da educação nos municípios.

Segundo o técnico do FNDE, Daêr Mota, o trabalho de qualificação dos gestores será realizado em todo o país. "O FNDE orienta e qualifica os gestores que gerenciam recursos escolares em todo o país. Aqui em Cruzeiro do Sul, graças a Deus, percebi pequenos equívocos que facilmente serão corrigidos com os conhecimentos adquiridos”, destacou.

“Devido a distância, temos muitas dificuldades de profissionais para atuarem   com as dinâmicas do FNDE, por isso, tão logo soubemos dessa oportunidade de formação trouxemos três profissionais para participarem da qualificação”, contou o secretário de Educação de Marechal Thaumaturgo, Eclínio Fortunato.

Segundo o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, a formação dos servidores é uma das políticas prioritárias da atual gestão. “ Estamos qualificando os profissionais que prestam conta dos recursos públicos, com gasto de transporte, merenda e materiais escolares. E o melhor de tudo é que, além de proporcionarmos isso aos servidores da casa, pudemos auxiliar os demais municípios da região”, salientou.

Data de publicação: 25/04/2019

Créditos das Fotos: Francilio Nascimento