A população público alvo deve se dirigir aos postos médicos para receber doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 10, a campanha de vacinação contra a gripe influenza. A população deve se dirigir aos postos médicos para receber doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização este ano foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores. O Acre já teve nove casos confirmados do vírus H1N1e outros 40 estão sob investigação. Um deles foi identificado em Cruzeiro do Sul.

“A gente pede que as pessoas procurem os postos de saúde e tomem a dose da vacina. O vírus quando se agrava, leva a óbito. Por isso, pedimos a compreensão de todos. A paciente confirmada com a gripe, em Cruzeiro, recebeu atendimento e passa bem, mas a prevenção é sempre a melhor opção”, salienta a secretária de Saúde, Juliana Pereiro.

Gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade estão entre o público alvo. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A vacina protege a gente dessa gripe. E eu que sofro de renite, me protege ainda mais, evitando que eu adoeça e fortalecendo a minha imunidade”, observa a aposentada Letes do Nascimento, 65 anos.

Data de publicação: 10/04/2019

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!