Com as chuvas, os cuidados com o descarte dos resíduos domésticos devem ser redobrados, para evitar a proliferação de mosquitos da dengue, chikungunya, malária, entre outros.

Pensando na saúde da população e higienização da cidade, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Batalhão de Infantaria de Selva do Exército (61 BIS), deu início nesta sexta-feira, 1, ao mutirão de limpeza e coleta de lixo.

Com as chuvas, os cuidados com o descarte dos resíduos domésticos devem ser redobrados, para evitar a proliferação de mosquitos da dengue, chikungunya, malária, entre outros.

Pancho Carreiro, gerente operacional do Centro Brasileiro para Conservação da Natureza (CBCN), explica que a atividade será promovida três vezes ao ano. “Promoveremos o mutirão a cada quatro meses, atendo todos os bairros e atendendo as necessidades em termos de limpeza e coleta de entulho. ”

Na ação, o MPE atua na área de fiscalização. Os caminhões para coleta dos resíduos foram disponibilizados pelo 61°BIS, que também vai trabalhar com a temática de educação ambiental. Ação, encabeçada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saúde, conta ainda com a contribuição da CBCN, que está responsável pela retirada do lixo e entulho. 

A parceria, que conta ainda com União Municipal das Associações de Moradores (Umam), visa conscientizar a população sobre o descarte adequado do lixo, bem como evitar que o mosquito da dengue se prolifere na cidade.

A coordenadora de Vigilância Entomológica da Secretaria de Saúde, Muana Araújo, orienta a população. “É importante que a população colabore com a ação, retirando seus entulhos para descarte durante o mutirão”.

Data de publicação: 01/02/2019

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!