Este é o terceiro ano consecutivo que o evento é realizado pela gestão municipal.

Uma noite marcada por homenagens e reconhecimento a pessoas que fazem e já fizeram história cultural em Cruzeiro do Sul. Assim foi a solenidade de entrega das medalhas e certificados da Comenda Cultural Mérito Lins Sampaio, realizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no teatro dos Náuas. Durante a noite foram 13 pessoas homenageadas. Este é o terceiro ano consecutivo que o evento é realizado pela gestão municipal.

Radialista, locutor e jornalista, que encantou gerações nos rádios, e até os dias atuais Chico Gatão é conhecido em todo estado por fazer essa linda poesia, chamada balsa, que leva alegria e um momento de descontração para o público no dia seguinte aos resultados das eleições, foi um dos homenageados da noite. "Mais que um reconhecimento, vejo como uma oportunidade de fazer a valorização das pessoas que efetivamente trabalham com cultura. O que me fez ficar muito famoso é a balsa que escrevo, mas também tem outras atividades, criações na locução. Minha ideia é que possamos fomentar e valorizar com essa homenagem, aquilo que se perdeu ao longo do tempo", falou.

O Desembargador Pedro Ranzi que também contribuiu significativamente para cultura da cidade, com os registros das histórias do município, também recebeu uma justa homenagem. "Agradeço a honra de receber essa homenagem, essa medalha. O povo de Cruzeiro do Sul é um povo aguerrido, e representa o trabalho cultural de escrever, de divulgar as coisas da cultura que é importante. É uma honra para mim receber, pois faz mais ou menos 50 anos que aportei em Cruzeiro do Sul, e fico feliz e honrado com essa homenagem", relatou.

A Comenda leva o nome de Lins Sampaio, um artista que fez história na cultura cruzeirense, em especial na área da música. Carlos Sampaio, filho do artista, agradeceu a homenagem feita ao pai.

"Nós da família nos sentimos muito honrados, pois essa lembrança prestada ao meu pai cabe muito bem, apesar de que outras pessoas também poderiam ser lembradas com muito carinho", enfatizou.

O Secretário Municipal de Cultura, Aldemir Maciel enfatizou que essa ainda não é a finalização das atividades culturais deste ano, mas com certeza essa é a maior festa cultural que existe na cidade, pois representa todos os valores sociais, históricos, culturais e artistismo de pessoas. " São cruzeirenses de sangue e de coração, e que ao longo da história nos ajudam a construir nossa identidade cultural. Fico muito feliz em ser secretário em uma gestão que tem todo apoio do Prefeito Ilderlei Cordeiro, e esse momento aqui acontece graças a um trabalho de equipe de todos", falou.

O vice prefeito Zequinha Lima relatou que a Prefeitura, ao longo desses dois últimos anos de gestão, tem investido bastante mesmo diante da escassez de recursos, na área cultural e esportiva.

"Já estamos no terceiro ano com essa entrega da premiação para pessoas que contribuíram e contribuem com a classe artística da nossa cidade, e nada melhor do que fazer isso enquanto as pessoas estão ainda aqui contribuindo", destacou o vice-prefeito Zequinha Lima

Data de publicação: 06/12/2018

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!