Na tarde de quarta-feira, foi oferecido a cada uma delas um momento de lazer e uma sessão de fotos, para que este momento importante seja eternizado. A ação é uma determinação do Prefeito Ilderlei Cordeiro.

Um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher é durante seu período de gestação. O dom de conceber a vida é indescritível, mas também cheio de desafios e dúvidas. Pensando em oferecer todo suporte e esclarecer cada uma dessas mulheres, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cras, realiza o acompanhamento de um grupo de 17 gestantes. A ação é uma determinação do Prefeito Ilderlei Cordeiro, na preocupação de proporcionar todo cuidado necessário durante a gestação. Na tarde de quarta-feira, foi oferecido a cada uma delas um momento de lazer e uma sessão de fotos, para que este momento importante seja eternizado.

Daniele Marçal, de 22 anos, é uma das gestantes que recebe os acompanhamentos. Durante os encontros são realizados trabalhados de fortalecimento de vínculos, entre mãe e criança, debatidos temas como convivência familiar, convivência comunitária, autoestima, dentre outros assuntos.

“É muito importante esse acompanhamento. Estou na minha 3ª gestação, e esta é a primeira vez que recebo esse acompanhamento. Estou amando, está sendo um momento diferente e gratificante. Agradeço muito a prefeitura por nos oferecer algo diferente”, falou a mãe.

A ação é realizada em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através de palestras sobre amamentação e higienização, com o Acessuas Trabalho, mostrando formas de renda, e com a Maternidade, onde as mulheres receberam orientações sobre a massagem Shantala. A gerente do Cras, Ana Luiza Dias, destacou a importância de trabalhar com cada uma dessas mulheres.

“São gestantes que chegaram de forma espontânea, outras encaminhadas pela saúde, e outras com busca ativa. Todas estão no Cadastro único do Governo Federal, e a maioria recebe o Bolsa Família. O trabalho principal do Cras é trabalhar com a família, não no indivíduo sozinho, mas em todo grupo familiar”, enfatizou a gerente.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social Keiliane Cordeiro, destacou que está é uma das ações da sua pasta, afim de proporcionar o fortalecimento de vínculos familiares e levar ainda outros benefícios.

O prefeito Ilderlei enfatizou que a preocupação em oferecer essa ação para as mulheres surgiu por saber que a gravidez é uma das fases mais importantes na vida de uma mulher. “Por isso fazemos questão de prestar todo cuidado necessário para elas, não apenas no pré- natal, disponibilizado em todas as unidades básicas de saúde, mas também em um grupo de acompanhamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cras, oferecendo esclarecimentos sobre os cuidados que devem ser tomados, os vínculos familiares e comunitários, envolvendo dessa forma toda família. Parabenizo a secretária Keiliane que vem realizando esse belíssimo trabalho, como a gerente do Cras, a Ana Luiza, além de toda equipe envolvida.  Fizemos questão de oferecer um momento único para elas durante uma sessão de fotos, que serão eternas lembranças dessa linda fase”, finalizou Cordeiro.

Data de publicação: 09/08/2018