Mais de 100 servidores públicos municipais da saúde e educação participaram neste sábado (04/agosto), da ação de integração ambiental realizada pela prefeitura de Cruzeiro Sul em parceria com a ONG CBCN.

Mais de 100 servidores públicos municipais da saúde e educação participaram neste sábado (04/agosto), da ação de integração ambiental realizada pela prefeitura de Cruzeiro Sul em parceria com a ONG CBCN.

Agentes de fiscalização das secretarias do Meio Ambiente, Tributos e Vigilância Sanitária, numa operação integrada, contando com a colaboração da equipe do CBCN responsável pela implementação da coleta seletiva e limpeza das escolas e postos de saúde do município de Cruzeiro do Sul, tiveram um dia de campo nos quatro cantos da cidade, numa verdadeira campanha por uma cidade limpa, distribuindo panfletos informativos com viés de educação ambiental.

Esta campanha tem como objetivo informar o cidadão cruzeirense como e quando dispor os resíduos sólidos urbanos para a coleta quanto ao horário que o caminhão de coleta passa em nossas portas, obedecendo sempre o critério de dispor o lixo no máximo 30 minutos antes do caminhão passar, e que tipo de resíduo é permitido dispor para este tipo de coleta, dando ciência também do que é lixo considerado como entulho e quanto ao procedimento a ser adotado para a disposição e coleta de entulhos oriundo de suas residências ou quintais.

Também foi objeto desta campanha orientar os cidadãos cruzeirenses, quanto a necessidade de ensacar o lixo antes de colocar na lixeira em nossas portas e, principalmente quanto aos cuidados que devem tomar com materiais cortantes para evitar acidentes para quem está cuidando da limpeza de nossa cidade retirando o lixo das nossas portas, considerando que alí está um ser humano, nosso gari, e que também é um cidadão cruzeirense, portanto, nosso irmão, que está desempenhando um trabalho digno e honesto numa jornada de trabalho muito puxada e que merece todo nosso respeito, carinho e considerações.

Durante a programação a equipe do CBCN pôde conhecer toda logística e funcionamento do sistema de coleta e demais serviços que compõem o sistema de limpeza urbana, bem como, técnicas de abordagem para o melhor atendimento possível à população cruzeirense.

Visando uma melhor qualidade de vida para a população de Cruzeiro do Sul, as ações realizadas por diversos setores municipais e ONG CBCN vem se intensificando para garantir o desenvolvimento do município. Nesta ocasião, a organização de um mutirão de educação ambiental teve como objetivo integrar a população ao novo sistema de coleta e principalmente, aprender a distinguir o que é lixo domiciliar e o que é entulho, como descartar correto os nossos resíduos e ajustes de nossos hábitos considerando os novos horários de coleta pelos caminhões coletores.

A coordenadora regional do CBCN Rosa Sampaio, priorizou em seu discurso a grande importância desta integração seguindo todos os parâmetros da legislação para o desenvolvimento de uma nova educação ambiental, para juntos construirmos uma cidade  educada, unindo esforços com todos as parcerias como forma de multiplicar as informações, gerando novos impactos de mudança nos hábitos da população, visando a melhoria da limpeza, e principalmente a saúde pública dos nossos munícipes e a preservação do nosso meio ambiente.

De acordo com o gerente de saneamento básico Eutimar, muitas ações ainda serão necessárias para atingir as metas traçadas e necessárias, mas, as mudanças já são visíveis.

Data de publicação: 06/08/2018

Compartilhe!