O Prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do vice Zequinha Lima e do Secretário da pasta Amarízio Saraiva, participou da capacitação dos agentes de educação do programa.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul aderiu desde 2017 ao Programa Asinhas da Florestania, possibilitando levar levar o ensino infantil para crianças entre 04 e 05 anos, que residem em áreas de difícil acesso, afim de garantir o acesso à educação em todos os locais. Nesta quarta-feira (11) os agentes comunitários de educação, que trabalham neste programa, participaram de uma capacitação na Secretaria Municipal de Educação. O Prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do vice Zequinha Lima e do Secretário da pasta Amarízio Saraiva, participou do evento.

Estruturada em módulos, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e os referenciais curriculares do próprio estado, a iniciativa prevê a abordagem de temas regionalizados para contribuir com a qualidade de vida das comunidades.

 Quando o município aderiu ao programa eram 12 agentes, e neste ano o número quase que triplicou, chegando a 33 agentes, sendo possível dessa forma saltar de 120 para 330 crianças atendidas. “Esse é um programa muito bom, pois as crianças que não podem ir até a escola, nós vamos até eles levando esse conhecimento, além de ter sido uma oportunidade de renda e emprego para vários agentes, assim como eu”, destacou a agente comunitária de educação Mônica Aline.

Segundo a coordenadora em Cruzeiro do Sul, Suely Melo, as aulas acontecem durante seis módulos, sendo 20 encontros em cada módulo. Os encontros acontecem duas vezes por semana, durante duas horas e meia em cada um deles. “As crianças podem ser agrupadas em até três por encontro, dependendo da distância da casa de uma para outra, e esses professores fazem a avaliação diagnóstica de cada criança três vezes no decorrer de cada módulos.

O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, explicou que fez todos os esforços necessários para trazer o programa para o município de Cruzeiro do Sul.

 “Ano passado, quando soube desse programa, eu não medi esforços e busquei trazer também para a nossa cidade, entramos com um ajuste, com a lei que tivemos que mandar para Câmara Municipal para aderir ao Programa, fazer toda adequação necessária para executá-lo. No ano passado iniciamos com 12 agentes, atendemos mais de 120 crianças, e neste ano passamos para 33 agentes e já estamos abrangendo mais de 330 crianças. Isso é um avanço, pois cuidando destas crianças no presente, estamos cuidando do futuro de cada uma delas e de toda população”, destacou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 11/07/2018

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!