Nesta semana as atividades foram levadas para estudantes das escolas municipais Maria da Conceição Castro Lima e Emídio Braga.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está desenvolvendo inúmeras ações integradas com escolas municipais e estaduais, através do projeto “SEMEIA na Escola.” Nesta semana as atividades foram levadas para estudantes das escolas municipais Maria da Conceição Castro Lima e  Emídio Braga.

O objetivo é que essas ações sejam desenvolvidas continuamente de forma a contribuir para formação de pessoas mais conscientes e preocupadas com a conservação ambiental, visando sempre o uso sustentável dos recursos naturais. De acordo com a educadora ambiental da secretaria municipal de meio ambiente, Damiana Maciel, os trabalhos nas escolas são essenciais para contribuir com a formação crítica, psicológica e intelectual dos alunos, de modo que possibilite a formação de adultos mais preocupados e multiplicadores das questões ambientais.

Os profissionais abordaram com os alunos as consequências do descarte inadequado de resíduos, a importância das boas práticas de armazenamento e descarte desses. Foram trabalhadas ainda a exposição de músicas, palestras e exposição de vídeos de conscientização, buscando sempre levar as problemáticas ambientais de modo mais prático, facilitando o entendimento e consequentemente a sensibilização dos atores diretos e indiretos.

A problemática do lixo traz diversas consequências tanto ambiental como também de saúde pública. O lixo quando depositado em locais inapropriados, acaba sendo levado a rios e bueiros que por sua vez acaba – os entupindo e prejudicando assim o fluxo de águas pluviais. Além disso, acaba sendo um mecanismo de transmissão de doenças, pela presença de aves, cachorros, ratos e insetos como baratas e formigas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 29/06/2018

Compartilhe!