Um grupo de esportistas, que fazem parte do Clube dos 40, foi os primeiros atendidos pelo serviço. O grupo fará uma viagem para Puerto Maldonado para representar Cruzeiro do Sul em um campeonato.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul implantou a sala da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na Secretaria Municipal de Saúde, afim de expedir o certificado internacional de vacinação por profilaxia, conhecida por carteira amarela, necessária para viagens internacionais. O Prefeito Ilderlei Cordeiro, o vice-prefeito Zequinha Lima, a Secretária de Saúde Juliana Pereira e a coordenadora do setor de imunização, Taina Félix, anunciaram o benefício para a população.

Um grupo de esportistas, que fazem parte do Clube dos 40, foram os primeiros atendidos pelo serviço. O grupo fará uma viagem para Puerto Maldonado para representar Cruzeiro do Sul em um campeonato. O atleta Tavares falou o benefício da implantação do serviço no município. “Esse é um avanço muito grande na saúde, e quem ganha com isso é toda população, pois antes era necessário se deslocar até Rio Branco para pegar essa autorização, caso necessitássemos adentrar outro país. Tudo isso é graças ao esforço do prefeito Ilderlei e do vice Zequinha Lima”, falou o atleta Tavares.  

O vice-prefeito Zequinha Lima falou que após a Anvisa fechar em 2015 na cidade, a população necessitava se deslocar até Rio Branco para expedir o documento. “Isso despertou nosso interesse, até tendo em vista que um grupo de futebol, o Clube dos 40, está fazendo uma viagem internacional para representar Cruzeiro do Sul em Puerto Maldonado, e Ilderlei me deu essa tarefa de dialogar com a Anvisa em Rio Branco, para que tivéssemos um posto e poder expedir essas carteiras, e hoje estamos credenciados para isso”, falou.

A Secretária Municipal de Saúde, Juliana Pereira, explicou que as pessoas que necessitarem do documento devem procurar a Secretaria de Saúde, com a carteira branca de vacinação, comprovando a imunização. “Hoje estamos assumindo esse compromisso com a comunidade. O vice prefeito Zequinha juntamente com o prefeito, tiveram a iniciativa de buscar o certificado internacional de vacinação por profilaxia, que é a famosa carteira amarela, para as pessoas que precisam viajar para outros países e precisam do certificado. Isso só estava acontecendo em Rio Branco”, destacou a secretária de saúde.

O prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou que este é mais um serviço que chega em Cruzeiro do Sul para o benefício de toda população. Sendo um esforça da gestão.  “Os irmãos cruzeirenses que precisam viajar para outros países, que exigem a carteira nacional de febre amarela, precisavam ir até Rio Branco, tendo gastos com passagens, hospedagens, para tirar essa carteira. E graças a Deus, com o esforço do nosso vice-prefeito Zequinha, com a nossa equipe, que se disponibilizou em assumir mais esse compromisso, nas pessoas da coordenadora Taiana e da Secretária de Saúde Juliana, Cruzeiro do Sul e o Juruá ganham mais esse benefício. Obrigada ainda ao Senador Gladson Cameli, que nos ajudou também conversando com o superintendente da Anvisa”, ressaltou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 18/06/2018

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!